Piloto leva bronca de controlador após quase bater em avião. Vídeo

Um avião da Southwest Airlines e uma aeronave executiva particular ficaram a poucos segundos de colidirem, na manhã de terça-feira (25/2), no Aeroporto Internacional Midway, de Chicago, nos Estados Unidos.

O acidente foi impedido pelo controlador de voo, que chegou a gritar com o piloto do jato menor para evitar a colisão.

Veja o vídeo:

Uma gravação de áudio do controle de tráfego aéreo mostra que o avião particular tinha sido liberado para cruzar uma pista, mas deveria esperar em outra. No entanto, o piloto da aeronave menor repetiu as instruções para a torre incorretamente, sendo imediatamente corrigido pelo controlador.

O piloto, então, repetiu as instruções corretamente. Cerca de 30 segundos depois, o piloto da Southwest pode ser ouvido dizendo que eles estão “dando a volta”.

O controlador, em tom elevado, manda novamente a aeronave de pequeno porte ficar parada: “Flexjet 560, fique bem aí, não se mexa”.

O vídeo mostra o voo 2504, da Southwest de Omaha, chegando para um pouso no aeroporto e, em seguida, abortando rapidamente para evitar uma possível colisão com o jato executivo que taxiava na pista.

Segundo dados preliminares do voo, a aeronave maior estava a alguns centímetros do solo quando os pilotos aceleraram e subiram em direção ao céu para evitar a colisão com o avião executivo. Segundos depois, o piloto da Southwest passou sobre o jato menor a uma altitude aproximada de 250 pés.

“Estamos cientes da ocorrência hoje em Chicago. A Flexjet adere aos mais altos padrões de segurança, e estamos conduzindo uma investigação completa. Qualquer ação para retificar e garantir os mais altos padrões de segurança será tomada”, disse um porta-voz da Flexjet à CBS News.

A Administração Federal de Aviação informou que a aeronave particular “entrou na pista sem autorização”. O órgão investiga o incidente, que ocorreu por volta das 8h50, horário local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.