Quaest confirma quadro de avaliação negativa do governo Lula em alta

A pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (25/2), confirma o quadro de crescimento da avaliação negativa do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O cenário já aparecia em levantamentos anteriores de outros institutos.

A pesquisa foi realizada nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul e São Paulo. Das oito unidades da Federação, em seis houve aumento do índice de avaliação negativa do governo Lula. Para os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não é possível fazer comparação, pois não havia rodada anterior desta pesquisa.

A maior avaliação negativa de Lula ocorre no Paraná, com 59%. Lá, há 20% de avaliação positiva e 9% que consideram a gestão como regular. Também houve 2% que não sabiam opinar ou não responderam.

Entre os oito estados, Pernambuco é onde Lula tem a menor avaliação negativa, com 37%. Nessa unidade da Federação, há 33% que avaliam o governo como positivo, 29% como regular e 1% que não soube opinar ou não respondeu.

Veja avaliação de Lula nos demais estados pesquisados:

São Paulo

Negativo: 55%

Regular: 27%

Positivo: 16%

Não soube dizer ou não respondeu (NS/NR): 2%

Minas Gerais

Negativo: 51%

Regular: 25%

Positivo: 22%

NS/NR: 2%

Rio de Janeiro

Negativo: 50%

Regular: 30%

Positivo: 19%

NS/NR: 1%

Bahia

Negativo: 38%

Regular: 31%

Positivo: 30%

NS/NR: 1%

Rio Grande do Sul

Negativo: 52%

Regular: 28%

Positivo: 19%

NS/NR: 1%

Goiás

Negativo: 58%

Regular: 22%

Positivo: 18%

NS/NR: 2%

O levantamento da Genial Quaest ouviu 10.442 pessoas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, exceto no estado de São Paulo, onde a margem de erro considerada é de 2%. A coleta das entrevistas foi realizada de 19 a 23 de fevereiro, e o nível de confiança é de 95%. Todas as entrevistas foram realizadas “face a face”.

A percepção sobre o preço dos alimentos pesou negativamente para Lula. Em todos os estados, houve mais de 90% de respondentes que afirmaram que os preços dos alimentos subiram no último mês.

Goiás obteve o maior índice neste quesito, com 96%. Na sequência, apareceram Paraná (96%), Bahia (95%), Rio Grande do Sul (95%), São Paulo (95%), Minas Gerais (94%) e Pernambuco (92%).

Outras pesquisas

No último dia 14, o Datafolha mostrou que 24% dos entrevistados consideravam o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 41% afirmaram que o petista tem uma gestão ruim ou péssima.

Os números aumentaram as preocupações do Planalto, uma vez que representam o pior indicador para Lula dentre todos os três mandatos dele como presidente da República.

Na terça-feira (25/2), a Pesquisa CNT de Opinião mostrou que a aprovação do petista caiu de 50% para 40,5%. Os que desaprovam Lula passaram de 46% para 55%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.