Subida do Galo da Madrugada marca início do Carnaval do Recife, recordes são esperados

Galo da madrugada

O Carnaval do Recife começa oficialmente na quinta-feira (27), mas a festa já ganha forma nesta quarta-feira (26) com a tradicional subida do Galo da Madrugada, às 19h, na Ponte Duarte Coelho. O evento, que ocorre pelo segundo ano consecutivo neste horário, teve apresentações musicais e reuniu foliões para celebrar a chegada de um dos principais símbolos da folia.
“A subida do Galo já se tornou uma tradição. No pós-pandemia, percebemos que muitas pessoas não viam esse momento porque acontecia de madrugada. Decidimos trazê-lo para as 19h e agora virou uma festa, com música, famílias e crianças nas ruas. Isso é o carnaval”, afirmou o prefeito João Campos.
A programação oficial do Carnaval do Recife contará com mais de 3 mil apresentações distribuídas em 50 polos. A expectativa é reunir cerca de 3 milhões de foliões e impulsionar a economia local, com impacto estimado em bilhões de reais e ocupação hoteleira acima de 97%.
“O carnaval é cultura, mas também movimenta a economia, beneficiando desde os catadores até os vendedores informais e os profissionais que trabalham com fantasias e maquiagem. São mais de 50 mil postos de trabalho gerados durante o período”, ressaltou João Campos.
Neste ano, a festa foi estendida e seguirá além da terça-feira de carnaval. “Na quinta-feira teremos a gravação do DVD do Padre Fábio de Melo no Marco Zero, e na sexta-feira, o evento Recife Capital do Brega. Estamos ampliando a festa para que ela comece antes e vá até depois”, explicou o prefeito.
A coordenadora do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, destacou que o Carnaval da cidade se consolida como um evento democrático e multicultural. Com o tema “O Carnaval que a gente faz”, a festa é marcada pela valorização da cultura pernambucana e pelo fortalecimento da economia criativa. “O desafio é sempre surpreender, encantar e fazer um carnaval cada vez maior. Temos mais de 40 polos espalhados pela cidade, sendo 10 deles no centro, que é o coração da cultura pernambucana”, afirmou.
Com a ampliação da programação, o carnaval recifense começa oficialmente na quinta-feira, mas já atrai foliões desde janeiro, com blocos, ensaios e eventos preparatórios. “A Subida do Galo virou uma grande atração. Estamos na quarta-feira e já temos um público imenso. O carnaval aqui acontece o ano inteiro”, ressaltou Vilaça.
Além do impacto cultural, a festa gera um forte movimento econômico. “A rede hoteleira está com mais de 98% de ocupação e a expectativa é superar em 10% a movimentação financeira registrada no ano passado”, apontou.
Segundo a gestora, o evento mantém seu caráter popular, sem abadás ou áreas pagas, e conta com mais de 5 mil profissionais envolvidos na produção e na segurança.
O Galo da Madrugada deste ano reforça a pauta da sustentabilidade e da inclusão. Feito com materiais recicláveis, a estrutura recebeu contribuições de bares e restaurantes do centro, promovendo a conscientização ambiental.
“O galo carrega simbolismos importantes. Ele aborda a sustentabilidade, traz as cores da nossa cultura e também a inclusão, com uma homenagem ao autismo”, explicou.
Para garantir o suporte aos foliões, a Prefeitura do Recife disponibilizou a Central do Carnaval de Serviços no bairro do Recife, oferecendo informações e assistência aos visitantes e moradores durante os dias de festa.
Galo Cidadão Ecológico

O bordado do Galo foi feito de garrafa PET e1740614207847 Subida do Galo da Madrugada marca início do Carnaval do Recife, recordes são esperados Uma campanha de descarte de recicláveis foi feita para coletar o material que compõem o Galo da Madrugada de 2025 (Ana Azevedo/M&E)

O Galo da Madrugada deste ano, batizado de Galo Cidadão Ecológico, foi concebido pelo multiartista e cenógrafo Leopoldo Nóbrega, que destacou a sustentabilidade como um dos principais pilares da obra. O projeto utiliza materiais descartados e reforça a importância da economia circular, com o objetivo de tornar o galo 100% ecológico.

“Já não é mais viável discutir inovação sem considerar a sustentabilidade”, afirmou Nóbrega.

A escultura começou a ser planejada ainda em 2023 e envolveu um trabalho contínuo de garimpo de materiais, prototipagem e capacitação da equipe.

“O Carnaval do Recife acontece o ano inteiro. Esse trabalho não se restringe ao período da festa, mas busca impactar a cidade de forma duradoura”, explicou.

A iniciativa inclui ações de conscientização ambiental, como uma campanha para evitar o descarte inadequado de resíduos.

O design do galo deste ano presta homenagem ao maracatu de baque solto, com elementos inspirados nas golas bordadas com lantejoulas dessa manifestação cultural.

O projeto incorpora garrafas PET em um processo de “bordado paramétrico” e faz referência à tradição cigana da La Ursa.Além disso, pneus descartados foram reaproveitados na confecção das sandálias do galo.

“Cada etapa da criação narra uma história e agrega valor ao Carnaval”, destacou o artista.

Outra novidade deste ano é a instalação de um jardim cenográfico inspirado nos projetos de Burle Marx. Com 100 rosas gigantes de seis metros de altura, a estrutura foi construída a partir de materiais reaproveitados, como lonas de outdoor e banners.

O projeto contou com a participação da cooperativa Palha de Arroz, especializada na reciclagem de plásticos, e do grupo Costurando o Sonho, do G10 das Favelas. Uma flor azul, pintada por pessoas autistas, foi incluída no jardim como símbolo de inclusão.

Desde 2019, Nóbrega tem sido responsável pela escultura do Galo da Madrugada, trazendo novas narrativas a cada edição.

Entre os projetos anteriores, destacam-se o Galo Artesão (2019), o Galo Cisense (2020), o Galo Preto Ancestral (2023) e o Galo Gigante da Paz (2024).

“A cada ano, buscamos inovar e trazer um significado único para a obra, envolvendo mais pessoas e promovendo um Carnaval de ideias”, afirmou.

Galeria Galo da Madrugada

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.