Trump diz que vai assinar acordo com Zelensky para a exploração de minerais raros na Ucrânia

Presidente ucraniano afirmou que documento a ser assinado é primeiro passo de uma negociação maior com os americanos e que tudo precisará ser ratificado pelo Parlamento. Trump afirma que acordo com a Ucrânia sobre minerais raros será assinado na sexta-feira
Donald Trump disse nesta quinta-feira (26) que vai assinar um acordo com o presidente Volodymyr Zelensky na sexta-feira (28).
A Ucrânia é rica em minerais raros, alguns deles essenciais para a indústria de computadores e semicondutores. A Ucrânia quer proteção americana contra a invasão russa, que completou três anos. Parte dos minerais está em áreas tomadas pelos russos.
Desde 12 de fevereiro, já houve ao menos quatro versões do acordo de exploração. Os ucranianos descreveram a primeira versão como ruim, a segunda como melhor do que a primeira, e a terceira como um desastre. Volodymyr Zelensky chegou a dizer que não iria comprometer o futuro do país em um acordo ruim.
Ucrânia e EUA estão próximos de um acordo sobre a exploração de minérios em território ucraniano, diz imprensa internacional
Nesta quarta-feira (26), Donald Trump afirmou que eles vão se reunir na sexta-feira (28), em Washington, para assinar os termos. Trump disse que, com o acordo, os Estados Unidos terão de volta o dinheiro enviado à Ucrânia na forma de armas nos últimos anos.
Mas durante a entrevista, Donald Trump não confirmou um item essencial para os ucranianos: eles insistem que no documento final conste claramente que os Estados Unidos darão garantias de segurança à Ucrânia. Em uma das versões do texto aos quais o jornal “The New York Times” e sites ucranianos tiveram acesso, existe a menção, mas de forma vaga:
“Os Estados Unidos apoiam os esforços da Ucrânia para obter as garantias de segurança necessárias para estabelecer uma paz duradoura”.
Volodymyr Zelensky afirmou que o documento a ser assinado na sexta-feira (28) é um primeiro passo de uma negociação maior com os americanos e que tudo precisará ser ratificado pelo Parlamento ucraniano.
LEIA TAMBÉM
Trump diz que Zelensky irá a Washington fechar acordo para exploração de mineirais: ‘Vamos recuperar nosso dinheiro’
O que a história ensina sobre tratados de paz que excluem das negociações uma das partes envolvidas, como está acontecendo com a Ucrânia?
Ucrânia diz que fechou acordo de minerais ‘preliminar’ com os EUA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.