Executivo perdoa dívida de R$ 2,7 milhões da Gramadotur; saiba o motivo

A autarquia municipal Gramadotur, responsável pela realização dos eventos públicos de Gramado, teve uma dívida de R$ 2,7 milhões perdoada pelo Executivo. O pedido da prefeitura foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em uma sessão extraordinária, na manhã desta quinta-feira (27).

NEGÓCIOS LOCAIS: Expositores podem garantir isenção para participar da 13ª Feira Feito em Gramado; veja as regras

Natal Luz de Gramado



Natal Luz de Gramado

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

Conforme a justificativa do projeto de lei, o valor foi utilizado para pagar despesas da 35ª edição do Natal Luz de Gramado, que ocorreu durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Na ocasião, o recurso foi retirado do Fundo Verde, levando em consideração a importância da autarquia para a economia da cidade.

EDUCAÇÃO: Doação de terreno para construção de instituto federal em Gramado é aprovada pela Câmara

Em 2021, a prefeitura fez a devolução do valor ao fundo municipal. Com isso, a dívida ficou vinculada ao recurso livre do Executivo. Ainda de acordo com a prefeitura, como o valor não se trata de crédito tributário, entende-se que a regularização não vai impactar no orçamento.

UM MÊS DE PROGRAMAÇÃO: Páscoa em Gramado terá atividades da maior feira de confeitaria das Américas

A prefeitura reforça que a autarquia tem sofrido dificuldades na captação de recursos, por causa da alteração de políticas governamentais em relações a leis de incentivo, assim como redução da capacidade de investimentos em marketing de tradicionais patrocinadores e queda do poder de investimento de expectadores de espetáculos pagos.

  • ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Além dos seis eventos realizados por ano em Gramado, a autarquia é responsável pela manutenção do Programa de Artes e Orquestra Jovem. “Saliente-se que a Gramadotur desempenha um relevante fomento das atividades econômicas e sociais, considerando toda a movimentação que sua atuação gera, além possuir, direta ou indiretamente, mais de 4 mil pessoas atuando em seus eventos”, pondera o texto do projeto de lei. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.