Não compre outro biquíni! 5 dicas para conservar as roupas de banho e economizar

Com as ondas de calor, que estão afetando não apenas o Rio Grande do Sul como outras partes do Brasil, uma das formas de combater as altas temperaturas é ir nadar ou apenas entrar na água. E, para isso, as roupas de banho são indispensáveis.

CONFIRA: 3 tipos de whey protein: O que ninguém te conta sobre o suplemento de proteína

Homem e Mulher em boia na piscina | abc+



Homem e Mulher em boia na piscina

Foto: Kindel Media/Pexels

Durante o verão, os trajes de banho, como os biquínis e sungas, podem ser danificados por diversos fatores, como a exposição ao sol, areia e até a água, seja salgada ou com cloro. Porém, para fazer com que as peças durem mais, a especialista em cuidados têxteis Marinês Cassiano dá cinco dicas pontuais.

Confira 5 dicas para fazer as roupas de banho durarem ainda mais:

1. Cuidado com protetor solar e bronzeador

Uma forma de preservar as peças é não deixar que elas entrem em contato com produtos químicos. E isso inclui protetores solares e bronzeadores, já que podem manchar o tecido.

“O ideal é passar os produtos antes de colocar o biquini, maiô ou sunga e esperar ao menos 15 minutos para garantir que a pele esteja seca na hora de se vestir”, explica Marinês. Na hora de reaplicar, é preciso ter cuidado.

2. Tem um jeito certo de guardar os trajes de banho!

É preciso ter muito cuidado com as peças até na hora de guardar. Biquínis sem aro, como no formato de cortininha, devem ser dobrados conforme os bojos se encaixem. Já os que não possuem, precisam ser guardados em sobreposição ao bojo e sem dobras, para que a estrutura não seja danificada.

Quanto aos elásticos e alças, para que não percam a função, a dica é guardar as peças sem que fiquem muito esticadas ou amarradas.

FIQUE DE OLHO: Decisão sobre futuro da Plataforma de Atlântida depende de laudo técnico; entenda

3. Sempre secas

As peças devem ser sempre guardadas limpas e secas, sem resquícios de cloro, sal ou qualquer produto de limpeza. Se não, a estrutura das fibras podem ser danificadas, fazendo com que o tecido fique com uma aparência de esgarçado. “Além de poder também modificar as cores, promovendo desbotamento e manchas.”

4. O biquíni também precisa de um banho de sol

É comum que os trajes de banho só saiam do armário no auge do verão, mas Marinês afirma que isso pode desgastar a peça. O ideal é que, durante o inverno, elas sejam retiradas e postas ao sol por 30 minutos, ao menos. Isso ajuda a eliminar resquícios de mofo.

Caso estejam com cheiro ruim, ou “de guardado”, o recomendado é que as peças sejam lavadas e só então guardadas novamente.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

5. Sem sentar em superfícies ásperas

As superfícies ásperas são um grande inimigo das roupas de banho, já que podem deixar bolinhas ou até rasgos no tecido. Então, na hora de sentar no concreto, pedras, bordas da piscina e até mesmo na areia, o recomendado por Marinês é cobrir o local com uma canga ou toalha antes.

Além das dicas, a especialista em cuidados têxteis afirma que o ideal é sempre levar mais de um biquíni, maio ou sunga para a viagem. Assim, eles serão intercalados, evitando os desgastes de lavagem e etc. Sem contar que isso deixa tudo mais prático e até mais divertido na hora de se arrumar, já que aumenta a gama de looks.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.