Nova campanha da Comissão Europeia do Brasil focará sustentabilidade e experiências exclusivas

WhatsApp Image 2025 02 27 at 20.23.39 1 Nova campanha da Comissão Europeia do Brasil focará sustentabilidade e experiências exclusivas

Caroline Putnoki, da Atout France, sendo entrevistada por Natália Strucchi, do M&E

BOGOTÁ –  A diretora da Atout France no Brasil, Caroline Putnoki, acaba de assumir a presidência da Comissão Europeia de Turismo no Brasil. O novo cargo vem acompanhado do desafio de liderar uma nova campanha – “Unlock an Unexpected Upgrade”, ainda sem adaptação ao português – focada em promover o turismo europeu entre os brasileiros. Embora os detalhes ainda estejam em fase de definição, Putnoki destacou que a ação terá um forte apelo para a sustentabilidade e a experiência de turismo sofisticado e exclusivo.

O Brasil ocupa o sexto lugar entre todos os mercados estrangeiros para destinos europeus. Mais de 3,8 milhões de
viajantes do Brasil chegaram à Europa em 2023, representando uma participação de mercado de 39,7% de todas as
viagens dos brasileiros. Espera-se que as chegadas de turistas do Brasil à Europa cresçam em média 8,7% ao ano
até 2028, graças ao aumento da conectividade aérea e aos fortes laços históricos e culturais.

“Temos uma oportunidade muito grande agora para Europa. O fluxo de brasileiros para o continente tem crescido nos últimos anos e o foco da nossa nova campanha será a sustentabilidade e a qualidade das experiências oferecidas aos turistas”, afirmou Putnoki.

A campanha está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024, levando em consideração a agenda cheia dos principais países membros da Comissão Europeia. “O objetivo é criar uma ação conjunta que complemente as iniciativas individuais dos países”, acrescentou.

Atout France intensifica presença no Brasil e prepara Rendez-vous en France

Além da nova função na Comissão Europeia de Turismo, Putnoki continua à frente das ações da Atout France, que se prepara para levar um grupo de 40 compradores brasileiros ao Rendez-vous en France, que acontece em Lyon, nos dias 1º e 2 de abril.

“O Rendez-vous en France é uma feira exclusiva, onde só se encontra fornecedores franceses. Muitas vezes, os expositores precisam do apoio de uma região para estarem presentes, tornando o evento uma oportunidade única de conexão com receptivos, hotéis e atrativos que não estão em outras feiras internacionais”, explicou.

O evento será composto por três etapas: uma viagem de familiarização (pre-tour), a feira em si e um pós-evento (post-tour). Este ano, o post-tour ocorrerá em Paris, reforçando a importância da capital francesa no mercado brasileiro.

Ano da França no Brasil e impacto no turismo

Em 2025, o turismo francês no Brasil ganha um reforço especial com a programação do Ano França-Brasil, que prevê uma série de eventos culturais de abril a agosto na França e, a partir de setembro, no Brasil. “Ainda estamos aguardando a programação oficial, mas sabemos que haverá uma grande mobilização cultural. A Atout France irá trabalhar esse tema dentro do France Excellence, abordando como as relações culturais entre os dois países impactam o setor de luxo e turismo”, ressaltou Putnoki.

O impacto dos Jogos Olímpicos e a projeção para 2025

Embora a França tenha recebido 100 milhões de visitantes em 2024, o fluxo de turistas brasileiros se manteve estável, impactado pela realização dos Jogos Olímpicos em Paris. Segundo Putnoki, muitos viajantes evitaram o país devido às multidões e aos altos preços da temporada. No entanto, a expectativa é que a exposição gerada pelos Jogos impulsione o turismo em 2025.

“Os Jogos foram uma vitrine incrível para Paris. A organização impecável e as imagens espetaculares divulgadas no mundo todo devem impulsionar a visitação no próximo ano. Esperamos colher os frutos desse grande evento”, finalizou Putnoki.

O M&E viaja com proteção GTA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.