Aliados de Bolsonaro derrotam ala do Centrão no PL e assumem diretório

Num embate entre dois grupos distintos no PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga assumiu o comando do diretório do partido na Paraíba. A mudança representa uma vitória da ala bolsonarista da sigla sobre o grupo ligado ao Centrão, liderado pelo deputado federal Wellington Roberto no estado.

A mudança tem em vista as eleições de 2026. Marcelo Queiroga é o principal cotado no PL para disputar o Governo do Estado, apesar de o ex-ministro ter manifestado a aliados seu desejo de concorrer a deputado federal. Ele avalia que uma eleição para o Executivo será difícil na Paraíba, onde o presidente Lula venceu Bolsonaro por 66,62% a 33,38% no segundo turno da disputa de 2022.

O ex-presidente está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele, porém, sustenta que conseguirá reverter sua situação na Corte e será o candidato à Presidência em 2026. Nesse sentido, Bolsonaro reforçou no PL que precisará de palanques em todo o Nordeste, região que ele responsabiliza por sua derrota na tentativa de reeleição.

Desde 2022, o diretório do PL da Paraíba se tornou um problema no partido. A ala mais radical da sigla, ligada a Bolsonaro, não concordou com a condução de Wellington Roberto, nome ligado ao presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto. A briga explodiu na eleição de 2024, com discordâncias sobre candidaturas em alguns municípios.

Segundo interlocutores, a transmissão do cargo de presidente estadual do PL a Marcelo Queiroga foi feita para agradar a ala bolsonarista. O deputado federal Cabo Gilberto Silva, próximo a Bolsonaro e rival de Wellington Roberto, ficou com a primeira vice-presidência da sigla no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.