Antes de posse na SRI, Gleisi já viaja com Lula ao Uruguai

Antes mesmo de ser empossada como nova ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem ao Uruguai nesta sexta-feira (28/2). A presidente do PT assumirá a articulação política do Planalto com o Congresso e estará ao lado do mandatário na posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, neste sábado (1º/3).

Gleisi foi anunciada oficialmente como ministra no início da tarde. Ela passou a semana em Brasília, a postos para o convite de Lula e para acompanhá-lo na comitiva rumo ao Uruguai. O presidente deixou Brasília às 15h e deve chegar a Montevidéu às 18h05.

5 imagens

Gleisi Hoffmann aconselhou presidente
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT
1 de 5

Ricardo Stuckert/PR

2 de 5

Reprodução/X

3 de 5

Ricardo Stuckert/PR

4 de 5

Gleisi Hoffmann aconselhou presidente

Ricardo Stuckert

5 de 5

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

Hugo Barreto/Metrópoles

Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai em 2024, liderando uma coalizão de centro-esquerda. Ele possui uma boa relação com o PT, que celebrou sua vitória contra o candidato governista e de centro-direita, Álvaro Delgado. Orsi ficará no poder até 2030.

Segundo interlocutores do presidente, Lula escolheu Gleisi porque quer uma articuladora política que siga suas orientações fielmente, e com capacidade para articular um amplo leque de alianças visando sua reeleição, em 2026.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), era outro nome cotado para a SRI. Mas o presidente Lula optou por mantê-lo no Congresso, pois temeu que mudar o ministério palaciano e também a liderança governista poderia parar uma engrenagem que até então funcionou para negociação com os deputados.

O desafio de Gleisi será mudar sua relação com o Centrão. Líderes desse grupo afirmam que sua indicação como responsável pela articulação política não foi a ideal para manter uma boa interlocução.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.