Casa Branca mostra Zelensky indo embora após “desrespeitar os EUA”

O perfil oficial da Casa Branca compartilhou nas redes sociais, nesta sexta-feira (28/2), um vídeo do momento em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixa a residência presidencial norte-americana, após discutir em frente às câmeras com o presidente Donald Trump, durante encontro no Salão Oval.

A publicação teve como legenda a seguinte frase de Trump: “Ele desrespeitou os Estados Unidos da América no seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.”

Veja:

 

 

O presidente ucraniano foi aos Estados Unidos, nesta sexta, após convite do governo norte-americano, para discutir o futuro da guerra contra a Rússia e um acordo sobre minerais de terras raras. Durante o encontro público, no entanto, ele e Trump travaram um bate-boca em tom ríspido. “Você está jogando com a vida de milhões de pessoas. Está jogando com a terceira guerra mundial”, acusou Trump.

Estava presente também, na hora da discussão, o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, que chegou a participar do bate-boca e retrucar Zelensky, em alguns momentos. “Você fez campanha para nossa oposição em outubro. Então, agradeça aos EUA e ao presidente que estão tentando salvar o seu país”, disse ele.

Posteriormente, Trump concluiu o registro da reunião com a seguinte frase: “Ou você faz um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, você lutará sozinho. Não acho que será bom, mas você não detém as cartas. E uma vez que assinarmos esse acordo, você estará numa posição muito melhor, mas não está agindo de forma agradecida, e isso não é muito bom. Tenho que ser sincero”.

A previsão era que uma entrevista coletiva fosse realizada após o encontro, mas as perguntas foram canceladas, diante do clima de tensão, e Zelensky decidiu deixar a Casa Branca.

Confira abaixo a íntegra da discussão:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.