O que é o Chafariz da Glória, monumento histórico pichado no RJ

O Chafariz da Glória foi pichado no Rio de Janeiro e o prefeito do estado, Eduardo Paes, fez uma denúncia nas redes sociais. Revoltado com a atitude, o político pediu ajuda para identificar a vândala responsável pelo crime.

Para quem não sabe, o Chafariz da Glória é um monumento histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Localizado no bairro da Glória, ele foi construído em 1772 e é um dos mais antigos da cidade. No século 18, era utilizado para abastecer de água parte da Zona Sul.

3 imagens

Paes denuncia pichação em monumento histórico no RJ: "Ser desprezível"

Eduardo Paes
1 de 3

Chafariz da Glória

Reprodução

2 de 3

Paes denuncia pichação em monumento histórico no RJ: “Ser desprezível”

Reprodução

3 de 3

Eduardo Paes

Instagram/Reprodução

Quando inaugurado, o chafariz, com estética colonial, tinha oito bicas de bronze, que abasteciam um conjunto de tanques na parte central e nas laterais. Após ficar inutilizável, tornou-se uma relíquia histórica.

Com o passar do tempo, o monumento passou por diversas restaurações devido a depredações frequentes, incluindo furtos de peças de bronze. Em julho do ano passado, a Prefeitura do Rio anunciou um investimento de R$ 2,8 milhões na recuperação do chafariz.

Logo após a pichação, nesta sexta-feira (28/2), o monumento histórico passou por uma revitalização organizada por Eduardo Paes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.