Sapiranga destaca a história com olhar para o futuro

Conhecida como a Cidade das Rosas e do Voo Livre, Sapiranga chega aos 70 anos de emancipação reafirmando sua vocação para o turismo de natureza, esportes de aventura e preservação ambiental. O município, que se destaca pela prática de parapente e asa-delta, também guarda marcos históricos, como a Revolta dos Mucker.

O Morro Ferrabraz, cartão-postal da cidade, não é apenas um ponto de referência para esportistas, mas também um local de importância histórica. Foi ali que ocorreu o confronto entre as tropas militares e os seguidores de Jacobina Maurer, líder dos Mucker, em 1874. Hoje, suas rampas proporcionam condições ideais para o voo livre, atraindo praticantes de todo o Brasil. A fauna e a flora da região são motivo de preservação e fazem parte das Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul.

Cruz de Jacobina, erguida no local onde ela e alguns  seguidores teriam sido mortos | abc+



Cruz de Jacobina, erguida no local onde ela e alguns seguidores teriam sido mortos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapiranga

Além disso, a prefeita Carina Nath destaca a força da comunidade e o desenvolvimento econômico como pilares do crescimento do município. “A Sapiranga que conheci quando criança mudou muito e ainda vai mudar mais. Nossa indústria é forte, o comércio está em expansão e temos uma prestação de serviços cada vez mais ampla. O incentivo à inovação e à tecnologia são essenciais para projetarmos os próximos 70 anos”, afirma.

Ao ar livre

O turismo ecológico se estende a áreas como a Reserva Ecológica Picada Verão, um refúgio natural com trilhas e cachoeiras. A cidade também oferece diversas opções de lazer ao ar livre, como cicloturismo, mountain bike, downhill e caminhadas. No Parque do Imigrante, visitantes encontram um espaço que abriga eventos, áreas de preservação e um dos maiores skateparks do País.

Cultivo das tradições

A cultura alemã também está presente na culinária e na produção de cervejas artesanais, enquanto as festividades reforçam a identidade do município. A Festa das Rosas e o Acampamento Farroupilha (foto), um dos maiores do Estado, reúnem milhares de pessoas todos os anos. O patrimônio histórico é preservado nos museus que contam a trajetória de Sapiranga desde sua fundação.

Festa de aniversário terá show de balonismo

Para marcar as sete décadas da cidade, a programação especial de aniversário inclui quatro dias de festividades, de 6 a 9 de março, no Parque do Imigrante, com entrada gratuita. A novidade deste ano é a exibição de balonismo, agregando mais uma modalidade aérea ao município que já é referência no voo livre. Shows musicais, brinquedos para crianças, gastronomia e o tradicional bolo de aniversário no dia 9 completam as comemorações.

Com sua localização estratégica, entre o litoral e a Serra gaúcha, Sapiranga segue investindo no turismo e na qualidade de vida dos moradores. “Quem vive aqui já conhece e tem orgulho das nossas paisagens e recursos naturais, mas temos recebido cada vez mais turistas. A localização privilegiada é algo que queremos explorar ainda mais. O turismo de aventura, com trilhas, esportes como o downhill e o voo livre, símbolo da cidade, nos levam para todo o Brasil, e essa visibilidade é importante para atrair investimentos”, acrescenta a prefeita Carina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.