Último dia de fevereiro marca o início da 5ª onda de calor. Veja como fica o tempo

chuva previsão tempo
Foto: Pixabay

O último dia de fevereiro se encerra com tempo abafado, chuvas mal distribuídas e alto risco para temporais em algumas áreas. Meteorologistas apontam que a quinta onda de calor do ano deve se iniciar hoje. Veja a previsão do tempo para as cinco regiões do país:

Sul

O escoamento de ventos em baixos níveis da atmosfera deve estimular o fluxo de umidade e de calor sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, o sol aparece entre variações de nebulosidade e a chuva ganha força ao longo da tarde, com potencial para episódios de chuva forte e até mesmo temporais – especialmente entre as missões, fronteira oeste, campanha e extremo sul gaúcho.

Em Santa Catarina, o período da manhã deve seguir apresentando condições de céu aberto. No decorrer das horas, as instabilidades ganham força e se espalham pelas regiões centro e oeste catarinense, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva com raios. No Paraná, o sol deve predominar entre nuvens em boa parte do dia, o que, por sua vez, contribui para a elevação das temperaturas. No decorrer da tarde e noite, as áreas de chuva começam a se espalhar pelo estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva localizadas, seguidas por raios e ventos.

Sudeste

A presença de uma área de alta pressão sobre o oceano, reforçada pela atuação de outro sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera, devem impedir o avanço de ar frio e manter o predomínio de ventos quentes sobre praticamente todos os estados da região.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Diante deste cenário, o calor intenso e a sensação de abafamento permanecem em praticamente toda região. Ainda assim, a combinação entre calor e umidade presentes na atmosfera podem estimular a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais. No Espírito Santo, a entrada de ventos marítimos sobre o continente devem favorecer a ocorrência de pancadas mal distribuídas, sobretudo na região litorânea.

Centro-Oeste

O calor e a umidade presentes na atmosfera devem seguir favorecendo a formação de instabilidades em praticamente todos os estados do Centro-Oeste. Destaque para a chuva mais significativa entre Mato Grosso e Goiás, com alto risco para temporais.

Nordeste

A entrada de ventos marítimos sobre o continente deve seguir mantendo as chuvas na costa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. As áreas de precipitação começam a avançar sobre o sertão e agreste, no interior da Paraíba e de Pernambuco. Na costa norte, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) reforça as pancadas entre Maranhão e o Ceará.

Norte

A chuva continua volumosa e presente em todos os estados da Região. Pará, Rondônia e Acre seguem na rota dos temporais. No estado do Amazonas, atenção para chuva localmente forte e volumosa. A sensação é de tempo abafado, com máximas entre 30 e 32 graus.

O post Último dia de fevereiro marca o início da 5ª onda de calor. Veja como fica o tempo apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.