Em 2025 que sua empresa seja a melhor ao invés da mais barata

De acordo com o estudo Google Trends Global, desde 2004, as buscas por “melhor” são mais frequentes do que as por “mais barato”. Isso mostra a importância do marketing na tomada de decisão de compra das pessoas, pois ele é o responsável por apontar a diferença de uma marca em relação aos concorrentes.

Mas, essa diferenciação é mais que a qualidade de um serviço ou produto que você oferece. Ela é sobre o como sua empresa faz no processo de vendas, pós-vendas, práticas sustentáveis, gestão de equipe, diversidade, remuneração e por aí vai. Sempre elencando como prioridade o que é mais valoroso para o seu cliente.

Definido o seu posicionamento de mercado, é hora de pensar em com você vai comunicar isso e consequentemente atrair e reter clientes alinhados a essa sua visão de como um negócio deve ser e como ele resolve os problemas de seu cliente, seja estar linda para uma festa ou uma cirurgia de emergência.

E para 2025, há uma série de ações que empresários, independente do porte da empresa, devem estar atentos na hora de estruturar um planejamento de marketing alinhado às suas metas de mercado.

A primeira é “comunidade” como carro-chefe de toda comunicação para este ano. É criar uma relação de cumplicidade e identificação, com a dos influenciadores e seus seguidores.

Para isso, a sua marca, seja pessoal ou corporativa, precisa mostrar para o seu público-alvo que o seu interesse está para além de vender, mas sim em resolver o problema ou se aprofundar em um assunto de interesse.

Um exemplo de quem faz isso lindamente é a Dove, que lançou uma campanha sobre o impacto dos filtros nas redes sociais na saúde mental das mulheres, porque isso é um problema que impacta a audiência dela na autopercepção de beleza.

Na hora de pensar na produção de conteúdo, ele precisa ser autêntico e personalizado.

A Farm é outro case, com as vendedoras, no pós-venda, criando uma relação de intimidade com as clientes ao invés de manter contato via automação da marca. Na conversa, por WhatsApp, elas perguntam sobre como ficou o look, tiram dúvidas, dão orientações, tudo com uma linguagem bem natural.

Sobre o formato ideal é o vídeo. Quanto à plataforma para distribuição, o TikTok, pois o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do app no mundo – segundo pesquisa da Adobe. Além disso,o Google, já faz uns anos, prioriza respostas em resultado de vídeo, e recentemente transformou termos chaves de comentários no YouTube em lupa, como é na concorrente chinesa.

Já em publicidade, a aposta é em conteúdo orgânico de qualidade para otimizar os resultados do tráfego pago, com melhores custos e performance dos anúncios, além de qualificar melhor essa audiência, que esteja alinhada à cultura da sua comunidade.

Em assessoria de imprensa, a aposta é em personalização. Com redações cada vez mais enxutas, conteúdos exclusivos, que são pensados para determinado veículo, terão mais sucesso, pois estará formatado para o que é interessante e relevante para a audiência dele, que é o público-alvo.

E por fim, em marketing de influência, duas frentes: investir em influenciadores nichados para falar a mesma língua e regionalidade do seu público-alvo, e desenvolvimento de produtos e serviços em colab com influenciadores detentores de grandes comunidades, pois eles podem levantar as dores profundas e os ganchos de conexão com essa audiência, auxiliando na criação de soluções sob medida e agregando valor da imagem à marca.

Luana Clara é sócia da LaPresse Comunicação.

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