Maranhão se destaca no turismo nacional e internacional pela riqueza cultural e natural do Estado

IMG 0790 scaled e1741082636139 Maranhão se destaca no turismo nacional e internacional pela riqueza cultural e natural do Estado

Airton Abreu, secretário adjunto de Comunicação do estado

BERLIM – O estado do Maranhão tem se consolidado cada vez mais como um destino global. A certificação dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, recebida ano passado, trouxe um impacto significativo para o turismo do estado. De acordo com Airton Abreu, secretário adjunto de Comunicação do estado, a visibilidade do destino aumentou consideravelmente, refletindo diretamente no fluxo de turistas, tanto nacionais como internacionais.

“Tivemos um aumento significativo no turismo do nosso estado como um todo, mas principalmente em Lençóis, por conta da certificação. Tanto é que no Carnaval deste ano a ocupação foi de 100% no polo Lençóis Maranhenses, compreendendo as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas e Tutóia”, afirmou Abreu.

Tutóia, que faz parte do Delta do Parnaíba e integra a Rota das Emoções, vem se destacando como um importante destino turístico, de acordo com o secretário. A cidade já conta com um grande resort e tem previsão para a construção de outro empreendimento hoteleiro, fortalecendo sua posição como atrativo dentro do estado.

Neste ano, o Maranhão volta à ITB para divulgar os grandes destaques do estado na maior feira de turismo do mundo. Segundo Airton, o evento é uma grande oportunidade para colocar o Maranhão na mira dos turistas internacionais, principalmente por conta do seu apelo para o ecoturismo. “A biodiversidade do Maranhão é um diferencial. Estamos investindo fortemente na participação nas principais feiras do setor, como a ITB de Berlim, para consolidar o destino no mercado internacional. Os alemães já têm uma relação antiga com o nosso estado, especialmente pelo turismo ecológico. A cada edição do evento, fortalecemos ainda mais essa conexão, resultando no aumento do fluxo de visitantes”, destacou Airton.

O trabalho de promoção do turismo no Maranhão tem sido intensificado pelo governo estadual, por meio de parcerias com operadoras, agentes de viagens, capacitações e participação em feiras. “Temos investido na capacitação e treinamento desses profissionais para ampliar a divulgação dos nossos destinos. Fizemos ações na Argentina, Portugal e seguimos com uma programação extensa para 2025. Já colhemos os frutos de 2023 e 2024 e esperamos continuar expandindo nossa presença global e atraindo cada vez mais turistas internacionais para o nosso estado”, explicou Abreu.

O trabalho com o trade nacional também tem dado resultados e por este motivo, as agendas de treinamentos, participação em feiras e uma maior aproximação com os operadores e agentes de viagens nacionais e internacionais tem sido o foco da gestão. Como resultado, o destino conquista inúmeros bloqueios para o primeiro semestre do ano – o que deve impulsionar ainda mais o fluxo turístico da região.

O carnaval de 2025, que acontece nesta semana, já reflete os impactos dessas estratégias, registrando uma ocupação média de 93% na capital São Luís. A expectativa para o São João, que acontece em junho, é ainda maior, com previsão de lotação completa na capital e em outros polos turísticos do estado. Para 2025, o destino almeja crescer ainda mais no número de turistas, superando o ano de 2024.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.