Hotelaria carioca comemora o melhor Carnaval da década

ALFREDO LOPES Hotelaria carioca comemora o melhor Carnaval da década

Afredo Lopes. presidente da HotéisRIO (Divulgação/HotéisRIO)

O Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) divulgaram nesta quarta-feira, dia 5, o balanço final de suas pesquisas de ocupação hoteleira para o período do Carnaval. A pesquisa do HotéisRIO para a capital fluminense mostra que a média ficou em 98,62%.

A região do Centro registrou a maior média (99,37%), seguida por Leme/ Copacabana (99,18%), Flamengo/ Botafogo (99,05%), Ipanema/ Leblon (98,82%) e Barra da Tijuca/ Recreio/ São Conrado (96,69%). Houve uma significativa melhora em comparação com 2024, quando a média ficou em 86,92%.

No interior, a pesquisa da Abih-RJ registrou que a ocupação também foi alta: a média apurada foi de 87,74%, também acima do número de 2024, que ficou em 81,24%.

O município de Arraial do Cabo apresentou a maior média de ocupação, com 96,40%, seguido por Cabo Frio (95,50%), Miguel Pereira (94,30%), Angra dos Reis (93,50%), Teresópolis (89,70%), Rio das Ostras (87,60%), Armação dos Búzios (87,30%), Nova Friburgo (87,20%), Vassouras (86,90%), Valença/ Conservatória (85,80%), Paraty (84,70%), Petrópolis (84,50%), Itatiaia/ Penedo (78,60%) e Macaé (76,30%).

O Rio de Janeiro voltou a ser a capital do Brasil, da alegria, das praias cheias e de turistas encantados. É assim que o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, comemorou o excelente resultado do Carnaval carioca. Tanto na capital quanto no interior as taxas de ocupação nos empreendimentos de hospedagem ultrapassaram os registros dos anos anteriores.

“Deu tudo certo neste Carnaval”, ressalta Lopes. “Na Marquês de Sapucaí, foi o primeiro Carnaval do novo presidente da Liesa, que trouxe novidades. Os blocos encheram as ruas de foliões, que aproveitaram a tranquilidade da cidade, que não registrou incidentes graves. Isso tudo resultou em hotéis cheios e bons resultados para a cadeia do turismo – bares, restaurantes e shoppings -, com benefícios para a arrecadação da cidade”.

Alfredo Lopes estima que o Carnaval de 2025 atraiu quase 300 mil turistas internacionais para o Brasil, sendo que a maior parte foi de argentinos. “Entre eles, 41,2% escolheram o Rio de Janeiro como destino principal. Nossas ruas ganharam um sotaque portenho”, brincou.

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