Turismo do MS se fortalece no mercado europeu e aposta no online

IMG 1860 scaled e1741266659255 Turismo do MS se fortalece no mercado europeu e aposta no online

Bruno Wendling, diretor da Fundtur-MS

BERLIM – Durante a ITB 2025, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, destacou a importância da participação do estado no evento e as estratégias para fortalecer o destino no mercado internacional. Segundo Wendling, o ecoturismo tem sido um atrativo consolidado para turistas europeus, especialmente do mercado alemão, que há décadas tem o Pantanal como um destino de interesse.

“Ainda há muito potencial de crescimento, pois é um nicho que se desenvolve de forma segmentada. Participar da ITB nos permite consolidar relações com fornecedores e operadores importantes”, ressaltou.

A estratégia atual da Fundtur-MS é fortalecer a rota Pantanal-Bonito no mercado internacional. “Muitos turistas europeus conhecem o Pantanal, mas não Bonito. Quando apresentamos esse destino, a reação é de surpresa e entusiasmo”, explicou Wendling. A integração desses destinos amplia o fluxo de visitantes e o tempo de permanência no estado, trazendo maior impacto econômico para a região.

Além da ITB, Mato Grosso do Sul tem presença confirmada em outros eventos internacionais em 2025, como a WTM Londres e a Adventure Elevate Latin America, que será realizada no Brasil em abril. Esse último evento levará 50 buyers norte-americanos e europeus para conhecer roteiros formatados no estado, com a expectativa de gerar novos negócios. “Esse será um dos momentos mais importantes do ano para nós”, afirmou Wendling.

Outro foco da Fundtur-MS é o crescimento do turismo por meio do digital. Em parceria com a startup suíça Zitlin, a entidade passará a mensurar, com mais precisão, o impacto das ações promocionais online, acompanhando os resultados em conversão de reservas. “Queremos crescer muito no online. Já tivemos um aumento de 45% no fluxo de turistas norte-americanos desde que investimos nesse mercado e, agora, vamos expandir ainda mais”, pontuou.

Em relação à cooperação entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Wendling reconhece que ainda há certa resistência, mas enfatiza que a Embratur planeja uma campanha unificada para promover o Pantanal. “Não há dúvida de que o Pantanal é um só, e precisamos fortalecer essa integração. Já existem roteiros combinados e estamos refinando a conexão entre as experiências do Pantanal sul-mato-grossense e as do Mato Grosso”, finalizou.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.