Escritório do Brasil! Embratur celebra retomada de base na Europa e anuncia responsáveis pela operação

Embratur na btl

A cerimônia de abertura do escritório ocorreu durante a BTL (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – A Embratur inaugurou nesta quarta-feira (12), em Lisboa, o Visit Brasil Office, primeiro escritório internacional da agência em sete anos. O espaço, operado por Lilas Nascimento e Larissa Ushizima, funcionará como ponto de apoio para a promoção do Brasil no exterior, articulando parcerias com o setor turístico europeu. A medida reforça o posicionamento do país na Europa.

“Este escritório não é da Embratur, não é da Apex; este escritório é do Brasil! É uma estrutura para fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico no exterior”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

  • Após lançar novo Plano de Marketing, Embratur vai rodar todos os estados para garantir integração de estratégias
  • Embratur reabre escritório em Portugal para fortalecer turismo brasileiro na Europa
  • Embratur participa da BTL com foco em fortalecer a conectividade com Portugal e Europa

O lançamento ocorreu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos principais eventos do setor na Europa. A reabertura do espaço busca ampliar parcerias comerciais e aumentar a presença do Brasil no mercado europeu.

“Há quase sete anos, a Embratur não tinha um escritório internacional, o que é muito tempo para um país do porte do Brasil no turismo mundial. Estamos reinaugurando este espaço justamente em Portugal e na BTL, um dos eventos mais relevantes do setor”, afirmou Freixo.

Embratur

Marcelo Freixo, no lançamento do escritório da Embratur em Lisboa (Ana Azevedo/M&E)

A iniciativa acontece em um momento estratégico para as relações entre Brasil e Portugal. “A reabertura deste escritório acontece no ano em que celebramos o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 2025. Portugal ocupa a 11ª posição entre os emissores de turistas para o Brasil, registrando um crescimento de 20% no último ano, com mais de 218 mil visitantes”, disse Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Lisboa.

O Visit Brasil Office atuará na articulação com operadoras, agências de viagens e companhias aéreas, além de desenvolver estratégias de inovação e sustentabilidade. A estrutura atenderá não apenas Portugal, mas toda a Europa.

“A conectividade entre Brasil e Europa nunca foi tão grande. São 11 estados brasileiros com voos diretos para Portugal, e mercados como França, Espanha, Alemanha e Inglaterra registram aumento expressivo de turistas brasileiros”, explicou Freixo.

O projeto conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ApexBrasil, ampliando a cooperação institucional. “Nosso presidente Jorge Viana não pôde estar presente, mas reforçou seu compromisso com essa iniciativa. Inclusive, já me cobrou publicamente para garantir uma cadeira para o Freixo no conselho da Apex”, disse Paulo Mateus, representante da ApexBrasil.

A criação do escritório também tem impacto no fortalecimento econômico e cultural do Brasil. “O Brasil vive um momento de destaque global, com protagonismo em diversas áreas estratégicas. Queremos que este modelo de parceria e desenvolvimento sustentável se expanda para outros países”, afirmou Cláudio Providas, representante do PNUD no Brasil.

O espaço servirá ainda como ponto de apoio para estados e empresas brasileiras interessadas no mercado europeu. “A Paraíba já reservou seu espaço dentro deste escritório, porque entendemos a importância de mostrar ao mundo o potencial turístico do nosso estado”, disse João Azevedo, governador da Paraíba.

O evento marcou um novo momento para a promoção do turismo brasileiro no exterior. “Este escritório não apenas reforçará a promoção do Brasil na Europa, mas também intensificará a colaboração entre a Embaixada, a Embratur, a Apex, o Banco do Brasil e o Sebrae. Com isso, consolidamos um turismo mais sustentável e inovador”, afirmou Carreiro.

Principais funções do escritório da Embratur em Lisboa

  • O Visit Brasil Office terá um papel estratégico na promoção do turismo brasileiro na Europa. Entre suas principais funções, estão:
  • Estabelecer e gerenciar o relacionamento com operadoras, agências de viagens, OTAs, companhias aéreas e demais empresas do setor turístico;
  • Captar novos clientes e gerar oportunidades de negócios alinhadas à estratégia da Embratur;
  • Desenvolver parcerias e ações cooperadas para impulsionar a promoção do Brasil, incluindo iniciativas sustentáveis e inovadoras;
  • Coordenar campanhas e apoiar a comercialização do turismo brasileiro no mercado europeu;
  • Fornecer subsídios para a formulação da estratégia da Embratur para o continente;
  • Realizar estudos de mercado e mapear produtos turísticos adequados ao perfil dos viajantes europeus;
  • Assessorar missões governamentais e institucionais na Europa;
  • Representar a Embratur em reuniões e eventos estratégicos do setor;
  • Elaborar relatórios de desempenho e planejar ações futuras.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.