Turismo em alta: SC cresce 71% em visitantes estrangeiros e aposta na diversificação

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Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – Santa Catarina vem se destacando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, registrando um crescimento expressivo na chegada de visitantes estrangeiros. De acordo com a secretária de Turismo do estado, Catiane Seif, o estado recebeu 495 mil turistas internacionais em 2024, o número representa crescimento de 71,7% em comparação com 2023. “Recebemos quase meio milhão de turistas estrangeiros, o que representa quase 10% do total de visitantes internacionais do Brasil”, afirmou.

Somente em dezembro, 39.192 mil estrangeiros visitaram Santa Catarina, número 57,26% superior ao registrado no mesmo mês de 2023. A maioria dos turistas internacionais esteve no estado durante a alta temporada, que vai de dezembro a março.

“Santa Catarina se destaca como o estado mais seguro do Brasil, um diferencial importante para atrair turistas que desejam uma experiência mais tranquila e autêntica. Diferente de outras regiões onde os visitantes se hospedam em resorts e não têm contato com a cultura local, aqui é possível circular livremente e sentir segurança”, destacou Seif.

Uma das inovações do governo estadual para melhorar a experiência dos visitantes foi a criação da Polícia do Turista, composta por agentes da Polícia Militar fluentes em outros idiomas e treinados para lidar com viajantes de forma cordial e acolhedora. “Essa iniciativa foi um sucesso e atraiu a atenção de outros estados interessados em replicá-la”, afirmou.

DIVERSIFICAÇÃO DE ATRATIVOS E CONEXÕES AÉREAS

Além do tradicional turismo de praia, o governo catarinense investe na diversificação de atrativos, promovendo destinos no interior do estado. A Serra Catarinense, por exemplo, tem ganhado espaço no cenário turístico, especialmente no segmento de enoturismo. “Nossa Vindima atraiu um grande número de visitantes estrangeiros, principalmente alemães, interessados na experiência com os vinhos catarinenses”, explicou a secretária.

Para os próximos anos, o desafio da gestão estadual é consolidar as rotas internacionais e ampliar a promoção de Santa Catarina em mercados estratégicos. O governo já confirmou novas conexões aéreas com o Uruguai, Paraguai e Peru, além da ampliação dos voos para a Argentina. “Nosso aeroporto é o terceiro do país em número de voos internacionais, atrás apenas de Guarulhos e Galeão. A meta agora é fortalecer ainda mais essas ligações e atrair novos mercados”, afirmou Seif.

Outro foco será o turismo interno. O estado pretende lançar uma campanha para atrair turistas nordestinos durante o inverno, destacando a Serra Catarinense como um dos poucos destinos brasileiros onde é possível ver neve. “O inverno catarinense é o inverno do Brasil”, ressaltou a secretária, enfatizando a necessidade de investir na promoção nacional sem perder de vista o crescimento internacional.

“Estamos apenas no começo de um grande trabalho e temos confiança de que Santa Catarina continuará se destacando no turismo brasileiro e mundial”, finalizou Seif.

*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.

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