Rio Grande do Norte registra crescimento de 13,5% em turistas estrangeiros em janeiro

Raoni Fernandes presidente da Emprotur e Marina Marinho secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte scaled Rio Grande do Norte registra crescimento de 13,5% em turistas estrangeiros em janeiro

Raoni Fernandes, da Emprotur, com Marina Marinho, da Setur-RN (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – Em janeiro deste ano, o Rio Grande do Norte o registrou um aumento de 13,45% no número de passageiros estrangeiros desembarcando no Aeroporto de Natal, em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de visitantes se aproximou do desempenho pré-pandemia de 2020, de 11,4 mil turistas estrangeiros. De forma geral, o ticket médio de gastos dos visitantes cresceu 12%.

De acordo com Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), a presença do Rio Grande do Norte no mercado europeu é cada vez mais forte. “Hoje, somos vistos como um destino sustentável, e isso tem um grande peso na decisão dos turistas internacionais, especialmente os europeus. A utilização de 100% de energia limpa e a preservação ambiental são diferenciais que nos destacam”, afirmou Fernandes.

O Rio Grande do Norte tem se posicionado como um destino verde, um fator cada vez mais relevante para os turistas que buscam locais comprometidos com a preservação ambiental. O estado se destaca por utilizar 100% de energia limpa e renovável, sendo um dos líderes no ranking de descarbonização global. Além disso, muitos dos produtos turísticos do estado estão situados em áreas de conservação ambiental, reforçando seu compromisso com o ecoturismo.

Para ele, o estado está alinhado com as novas exigências do mercado turístico. “O turista europeu quer vivenciar experiências autênticas e sustentáveis. O nosso diferencial é justamente oferecer isso, garantindo um turismo que respeita a cultura local e o meio ambiente”, destacou Fernandes.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Marina Marinho, explicou que o trabalho se baseia num tripé. “Pra que esse desenvolvimento seja sustentável, não pode deixar ninguém para trás. Para que isso aconteça, temos que levar em consideração que esse desenvolvimento será econômico, ambiental, mas também social”, explicou.

Expansão da conectividade aérea

Para atender à crescente demanda do mercado europeu, o estado tem investido na ampliação da conectividade aérea. Atualmente, há uma forte dependência da rota diária da TAP entre Lisboa e Natal, mas estudos mostram que há uma busca expressiva por voos diretos para o Rio Grande do Norte, especialmente na Espanha. Com isso, o governo estadual tem intensificado diálogos com companhias aéreas para ampliar a oferta de voos diretos.

No mercado latino-americano, a Argentina lidera como maior emissor de turistas para o estado. O sucesso das operações regulares entre Buenos Aires e Natal motivou a ampliação das rotas, garantindo voos para o Aeroparque até o final de 2026, consolidando o destino potiguar como um dos preferidos dos argentinos.

Infraestrutura e qualificação para impulsionar o turismo

Além da promoção internacional, o governo estadual está focado em fortalecer a infraestrutura turística. A revitalização de Ponta Negra e melhorias nas estradas e equipamentos turísticos são essenciais para garantir uma experiência de qualidade aos visitantes. De acordo com Marina Marinho, a segurança também tem sido uma prioridade, e Natal hoje se destaca como a capital mais segura do Nordeste, fator determinante na escolha de destinos pelos turistas europeus.

“A capacitação de agentes de viagem também é um pilar estratégico para a expansão do turismo no estado. Em 2024, mais de 10 mil agentes foram capacitados, e a meta para 2025 é alcançar 15 mil profissionais, garantindo que o Rio Grande do Norte seja apresentado de forma eficaz ao público final”.

Promoção e novos eventos estratégicos

Para reforçar sua presença no mercado internacional, o Rio Grande do Norte tem participado ativamente de feiras e eventos estratégicos. A criação do e-book de promoção turística, distribuído ao trade, é uma das iniciativas que demonstram a transparência e eficiência da política de estado para a área.

Além disso, eventos como o Rio Grande do Norte Experience estão sendo planejados para atrair decision-makers e consolidar o destino como referência para o turismo de lazer e negócios. “Essas ações, aliadas a roadshows e feiras internacionais, são fundamentais para fortalecer a imagem do estado como um destino completo e sustentável”, avalia Marina.

*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.

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