Cruise 360 debate inovação, sustentabilidade e o papel dos agentes no futuro dos cruzeiros

Marcos Ferraz, presidente da Clia, abriu as palestras falando sobre novas tendências

Marcos Ferraz, presidente da Clia, abriu as palestras falando sobre novas tendências

O Cruise 360 reuniu agentes de viagens e executivos do turismo neste sábado (15) para discutir as principais tendências e desafios do setor de cruzeiros. O evento, realizado no Parque Valongo, no Porto de Santos, contou com apresentações e painéis sobre inovação, sustentabilidade e mudanças no comportamento do consumidor.

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, abriu o evento trazendo novidades sobre a evolução da indústria, destacando as transformações que estão acontecendo nos navios e na operação como um todo. “As companhias estão investindo em tecnologia, muita coisa mudando no navio: a tinta, o casco, o formato do casco, diminuindo a energia a bordo, quartos inteligentes, desliga a cabine quando a pessoa sai, desliga o ar-condicionado de forma inteligente, muita coisa mudando”, explicou Ferraz.

Sustentabilidade e Inovação

A pauta ambiental teve destaque, com ênfase nas novas tecnologias que visam reduzir o impacto ambiental dos cruzeiros. “O compromisso da indústria é zerar emissões de carbono até 2050, e vai acontecer. Já estamos investindo em combustíveis alternativos, em sistemas de redução de emissões e no desenvolvimento de infraestrutura mais sustentável”, afirmou Ferraz.

Além das mudanças estruturais, os itinerários também estão sendo ajustados para reduzir o consumo de combustível. “Para o navio gastar menos, ele diminui a velocidade. Antes a gente navegava com 20, 21, 22 nós. Agora estamos navegando com 13. O que isso impacta pra vocês? O itinerário. Talvez a gente não chegue mais tão longe quanto a gente chegava em um cruzeiro de sete noites.”

Outro ponto crucial para a sustentabilidade da indústria é a infraestrutura dos portos. “A gente precisa que os portos estejam preparados. Os navios querem desligar e ligar na tomada. O Brasil é bom porque a gente tem mais de 80% de energia renovável. É importante que vocês saibam disso.”

A importância dos agentes de viagens no setor

Além dos avanços tecnológicos e ambientais, o evento também reforçou o papel fundamental dos agentes de viagens na experiência dos passageiros. “73% dos viajantes de cruzeiros dizem que os consultores de viagens têm um impacto significativo na decisão de fazer um cruzeiro. Está com vocês. Vocês orientando, eles vão fazer uma viagem, vão gostar e vão viajar de novo”, ressaltou Ferraz.

Os dados apresentados mostraram que a experiência do passageiro melhora significativamente quando a viagem é intermediada por um profissional. “Quando ele compra de um agente de viagem, o índice de satisfação é maior. Porque vocês explicam. Vocês são os especialistas. Vocês evitam problemas que eles vão ter. Faltou uma vacina. Faltou um visto. Isso com vocês não acontece.”

Expansão e novas oportunidades

Com novas embarcações sendo lançadas e rotas reformuladas, há um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. “Os mais antigos, tradicionalistas, baby boomers, geração X, Y e Z… Quanto mais nova a geração, mais estão falando com a gente de viagem pra fazer um cruzeiro. E quem está comprando muitas vezes não é o vovô e a vovó, mas o neto. Então, esse é um número interessante pra vocês ficarem atentos”, explicou Ferraz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.