Novos BYD Han e Tan chegam com plataforma elétrica mais potente

Na China, a BYD acaba de anunciar a chegada das novas gerações dos modelos Han L e Tan L. Além disso, eles são os responsáveis por estrear a Super e-Platform, uma nova arquitetura elétrica, que possui carregamento ultrarrápido de até dois quilômetros de autonomia seno repostos por segundo. Os modelos ainda contam com mais novidades.

Nova arquitetura

A Super e-Platform tem arquitetura de alta tensão de 1000V e possui tensão e correntes altas. Sua potência de carregamento é de até 1 megawatt. A velocidade de carregamento máxima de dois quilômetros por segundo, é a mais rápida para veículos produzidos em massa.

Com cinco minutos de recarga, os modelos elétricos garantem 400 km de autonomia. Surpreendentemente, os novos BYD Tan L e Han L contam com motores com até 30 mil rpm e novos chips de potência de carbeto de silício. Todos os componentes elétricos dos veículos, passam a contar com sistema de 1 mil volts.

BYD Han L de frente em um fundo branco com piso preto brilhante
BYD Han L [Ministério de Patentes da China]

Nova bateria

Já que a arquitetura mudou, a marca chinesa trouxe outra bateria. De carregamento ultrarrápido, ela teve a redução da resistência interna. Sua corrente de carregamento chega a 1 mil amperes e a taxa de carregamento chega em 10C. O suporte de tensão é de 1 mil volts. A potência de carregamento é de 1 megawatt. Com um segundo de carga, já são adicionados dois quilômetros de autonomia.

Novo motor elétrico

Durante a apresentação oficial dos novos BYD Han e Tan, Luo Hogbin, vice-presidente sênior da marca, deu mais detalhes. De acordo com Luo, o novo motor que atinge até 30 mil RPM, aumenta a velocidade máxima dos veículos e reduz o peso e o tamanho em comparação com os motores anteriores.

BYD Han L de traseira chapada em um fundo branco com piso preto brilhante
BYD Han L [Ministério de Patentes da China]

A fim de acompanhar o novo nível de carregamento dos dispositivos, os carros da BYD contam com novos chips de carbeto de silício. A tensão nominal deles é de até 1.500V. Por fim, a montadora também trouxe novidades para as estações de recarga. Segundo Lian Yubo, vice-presidente executivo e presidente do instituto de pesquisa em engenharia automotiva, o carregamento ultrarrápido exige padrões elevados para os postos de recarga.

No projeto da marca, o sistema de terminal de carregamento tem resfriamento líquido e capacidade máxima de saída de até 1.360 kW. Ele contou que a fabricante espera construir mais de quatro mil estações de recarga ultrarrápidas na China. Aliás, o posto de recarga tem tecnologia de duas pistolas.

Então, um posto de super-recarga vira de carregamento ultrarrápido e os postos rápidos se tornam de super-recarga.

Novo BYD Han

A nova geração do Han segue com visual elegante, sofisticado e se chama Han L. No visual, a parte da frente se destaca ao trazer faróis amplos e interligados por uma barra cromada. O capô é levemente curvado para baixo e o para-choque tem entradas de ar mais discretas. Seu teto é levemente inclinado e as linhas são incorpadas.

Em medidas, ele conta com 5,05 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,50 m de altura e o entre-eixos é de 2,97 m. Na traseira, o destaque são as lanternas interligadas e o para-choque saliente. Na cabine, os chamarizes são o acabamento em dois tons, a central multimídia com tela destacada de 15,6 polegadas e o painel de instrumentos digital.

Sua bateria é de lítio, ferro e fosfato e tem 83,2 kWh de capacidade. A autonomia pelo ciclo CLTC pode chegar aos 701 km. Em sua versão mais acessível, o novo BYD Han L tem um motor de 670 cv. Já a variante 4WD tem dois motores, um de 788 cv e mais um de 312 cv. Assim, esbanja 1101 cv ao total. Ele vai de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h.

Ele já está disponível para encomendas com preços que variam de 270 mil Yuans e chegam em 350 mil Yuans (cerca de R$ 211 mil até R$ 273 mil).

Novo BYD Tan

Assim como o Han mudou, o Tan seguiu os passos do irmão três-volumes. Agora, o SUV grande elétrico de sete lugares tem novo visual. Na dianteira, ele traz ar mais invocado, com para-choque vincado e a grade central fechada. A iluminação será dividida em dois andares, sendo os DRL’s instalados em cima e interligados com uma barra cromada.

Já os faróis ficam no para-choque. Nas laterais, novas rodas e linha de cintura alta se destacam. Aliás, a traseira conta com lanternas interligadas e tem um spoiler integrado ao teto. O SUV grande possui 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,76 m de altura e 2,95 m de entre-eixos.

BYD Tan cinza reestilizado com fundo claro
BYD Tan reestilizado [MIIT China/ Reprodução]

Além disso, a cabine conta com acabamento em duas cores e telas separadas para painel de instrumentos e central multimídia. O dispositivo voltado para infoentretenimento tem 15,6 polegadas. O conjunto mecânico é o mesmo do Han L, só que sua bateria tem 100,5 kWh de capacidade. A autonomia varia de 560 km até 670 km, dependendo da motorização.

O novo BYD Tan L atinge os 100 km/h em 3,6 segundos e a velocidade máxima é de 287 km/h. Ele tem preços que variam de 280 mil yuans até 360 mil yuans (aproximadamente R$ 219 mil até R$ 282 mil). A entrega das primeiras unidades dos novos Han L e Tan L estão previstas para acontecerem em abril.

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