ESTÂNCIA VELHA: Corsan se posiciona após ser condenada a ressarcir clientes do município

Um dia após ser condenada pela Justiça de Estância Velha a ressarcir clientes da cidade afetados pela má qualidade da água entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), emitiu um comunicado oficial sobre o tema. Segundo a empresa, o problema apresentado na época em que ação pública foi imposta, está solucionado “conforme consta na própria sentença.”

Reservatório de água tratada da Corsan em Estância Velha | abc+



Reservatório de água tratada da Corsan em Estância Velha

Foto: Divulgação

A Corsan também argumenta que, em relação à qualidade da água, laudos de qualidade foram apresentados em juízo, a pedido do Ministério Público (MPRS). A companhia reitera que tem um processo de controle rigoroso, atendendo a todos os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores.

LEIA MAIS: Saiba nova estratégia da Fraport para evitar problemas em pousos e decolagens no Salgado Filho

Foi destacado também que o município de Estância Velha conta um Ponto de Controle de Qualidade, localizado na Praça 1º de Maio, onde a população pode, por meio de um QR Code, consultar os laudos da água distribuída no Município.

Por fim, afirma que não foi intimada da decisão da Justiça e vai estudar as medidas jurídicas e administrativas cabíveis quando o mesmo ocorrer.

O caso

Uma ação civil pública foi movida pelo MPRS e a Justiça condenou a Corsan a realizar obras e serviços necessários à limpeza das canalizações e redes de distribuição de água em Estância Velha. O objetivo é evitar que a cada desabastecimento e restabelecimento da água, não ocorra a contaminação pelas impurezas nos canos, fazendo com que o líquido acabe chegando com coloração preta às toneiras dos consumidores.

  • ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Além das melhorias, a Corsan vai precisar ressarcir, por meio de abatimento na mensalidade imediatamente após a condenação, os clientes afetados pelo problema nos meses referidos. O ressarcimento poderá ser feito em até seis mensalidades, uma vez que a companhia não comprovou as condições de potabilidade da água. Laudos elaborados a pedido da prefeitura de Estância Velha indicaram a falta de condições, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.