Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS debate estratégias para fortalecer setor

d23ac70b b6c3 42d8 b51a 1e957d28a6a7 Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS debate estratégias para fortalecer setor

Liderado pelo Brasil, Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS discutiu ações conjuntas para o desenvolvimento do setor (Roberto Castro/MTur)

Sob a liderança do Brasil, o Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS realizou, nesta terça-feira (18), a 1ª Reunião Técnica de 2025, abordando estratégias para impulsionar o turismo regional entre os 11 países membros do bloco. O encontro, promovido por videoconferência, destacou a cooperação entre as nações do Sul Global como elemento-chave para o desenvolvimento do setor.

Durante os dois dias de discussão, os participantes analisaram um relatório elaborado pelo Ministério do Turismo do Brasil, que mapeou o panorama do turismo regional nos países do BRICS. O documento propõe medidas como aprimoramento da infraestrutura, ampliação da oferta turística, qualificação profissional, incentivos financeiros e fortalecimento da cooperação entre setor público e privado.

Em declaração transmitida por vídeo, a secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, ressaltou a relevância do turismo sustentável para a economia global. “Precisamos fortalecer o turismo como uma ferramenta estratégica de cooperação. Acreditamos que este grupo continuará a promover ações positivas para nossas nações e para o mundo”, afirmou.

A reunião também incluiu debates sobre a resiliência do setor turístico e a atração de nômades digitais, profissionais que trabalham remotamente de qualquer parte do mundo. Para aprofundar essas questões, o Brasil distribuiu questionários online aos países do bloco, visando coletar dados e identificar oportunidades de avanço.

Kamila Zardini, chefe substituta da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo brasileiro e coordenadora dos encontros, enfatizou a importância da troca de experiências entre os países. “O BRICS, com sua diversidade e recente expansão, representa uma plataforma singular para compartilhamento de boas práticas e desenvolvimento conjunto no turismo”, destacou.

O próximo encontro técnico do Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS está agendado para 9 de maio de 2025, em Brasília, de forma presencial. Três dias depois, também na capital federal, ocorrerá a Reunião Ministerial de Turismo do bloco, momento em que os temas discutidos serão consolidados em uma declaração conjunta.

Brasil na presidência do BRICS

Desde 1º de janeiro de 2025, o Brasil lidera o BRICS sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. A presença brasileira tem impulsionado pautas relacionadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas. A Cúpula de Líderes do bloco está prevista para julho, no Rio de Janeiro.

No cenário doméstico, a regionalização do turismo é um dos pilares do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca ampliar a inclusão social e a sustentabilidade no setor. Entre as iniciativas do PNT, está o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que alinha o Brasil às tendências globais, incluindo a expansão do nomadismo digital como nicho turístico emergente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.