Turismo de São Paulo avança com novos projetos e promoção internacional

Mirante do Farol Santander Turismo de São Paulo avança com novos projetos e promoção internacional

Mirante do Farol Santander (Anderson Masetto/MeE)

O turismo paulista segue em crescimento e com forte presença em eventos nacionais e internacionais. Durante a reunião de março do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) apresentou os resultados das últimas ações e anunciou novos projetos para impulsionar o setor.

A coordenadora estadual de turismo, Ana Clemente, destacou a participação do estado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), além de outras feiras pelo Brasil e exterior. Entre as iniciativas em andamento, ela citou a segunda edição do Sabor de São Paulo, roadshows para capacitação de agentes e operadores de viagens, a Academia de Turismo e o Road60+ SP, voltado para a recepção de viajantes da terceira idade.

O secretário de Turismo, Roberto de Lucena, celebrou o desempenho do setor nos primeiros meses de 2025. “Tivemos uma ocupação hoteleira média de 65%, com alguns destinos do Litoral Norte, Baixada Santista e Serra da Mantiqueira chegando a 100%”, afirmou. Ele também mencionou os avanços do programa Turismo Global, que monitora 50 projetos âncora no estado, somando mais de R$ 13 bilhões em investimentos. Desses, 14 foram apresentados no MIPIM, maior evento de investimentos imobiliários do mundo, na França.

Expansão do turismo ferroviário e eventos do setor

A reunião também trouxe debates sobre o futuro do turismo ferroviário no estado. O conselheiro Fábio Barbosa, da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, pediu apoio para a recuperação do Trem Turístico Perus-Pirapora. Em resposta, Ana Clemente sugeriu a criação de um grupo para expandir os circuitos ferroviários e viabilizar novos projetos.

Além disso, foram anunciados dois eventos para o setor: “A Hora do Turismo”, em 16 de junho, na Avenida Paulista, e a EXPOTEL Internacional para Hotelaria, nos dias 1º e 2 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, onde Roberto de Lucena será homenageado.

Homenagem à jornalista Rita Minami

O encontro também foi marcado por uma homenagem à jornalista Rita Minami, especialista na cobertura de turismo e integrante do Conturesp, que faleceu no último dia 15 de março. A reunião ainda teve nomes como Armando Arruda Pereira, secretário executivo do Conselho; Luciane Leite, secretária-executiva da Setur-SP; e Maria Helena Boeri, secretária do Conturesp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.