Mercado de eventos já cresceu 110% em São Paulo durante 2025, de acordo com a VSPCB

Toni Sando, presidente da Visite São Paulo, recepcionou os associados (Manuela Miniguini/M&E)

Toni Sando, presidente da Visite São Paulo, recepcionou os associados (Manuela Miniguini/M&E)

SÃO PAULO – Na tarde desta quinta-feira (20), foi promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), em parceria com a Abeoc Brasil, a nova edição do “EmDiaCom”. O encontro promoveu estratégias para fortalecer, impulsionar e criar conexões no setor de eventos. Além disso, os painéis trouxeram dados sobre o impacto do setor na cidade de São Paulo, como o fato do mercado de eventos ter crescido 110% já nos primeiros meses de 2025.

Toni Sando, presidente da VSPCB, deu as boas-vindas aos associados e explicou mais sobre o encontro. “Aqui a gente tem organizadores de eventos do Visite São Paulo, da Associação Abeoc,  e alguns organizadores de eventos que ainda não fazem parte desse grupo, mas com certeza eles não vão sair dessa sala sem assinar a proposta”, disse.

Inclusão importa para a cidade de São Paulo

 

Associados da PAE receberam o prêmio "Amigos da Cidade" (Manuela Miniguini/M&E)

Associados da PAE receberam o prêmio “Amigos da Cidade” (Manuela Miniguini/M&E)

Maria Clélia, do Programa de Atendentes Eficientes (PAE), associação sem fins lucrativos para jovens com Síndrome de Down, foi a primeira palestrante do dia, e contou sobre a importância da inclusão no mundo dos eventos. Na instituição é oferecida a capacitação dessas pessoas, e treinamento para que elas possam ajudar a organizar eventos.

As principais tarefas são: recepção, leitura de credenciais, entrega de brindes, indicação de locais, manuseio de materiais, serviços de garçom e barista, e fotografia. “Eles são eficazes. E quanto mais oportunidades vocês dão para uma pessoa, mais eficiências a gente vai descobrindo. Hoje, eles nada mais fazem do que um “job”, um “freelance”, como qualquer pessoa. Contratem, pois vocês ficarão impressionados com eficiência deles.”, diz.

No evento, além da fundadora da associação, estavam presentes todos os associados que, por realizarem seus trabalhos de forma tão eficiente, foram reconhecidos com o troféu “Amigos da Cidade”, concedido pela cidade de São Paulo.

Força do mercado de eventos paulistano

Kelly Oliveira e Elenice Zaparoli, ambas da Visite São Paulo, apresentaram dados sobre os eventos em São Paulo (Manuela Miniguini/M&E)

Kelly Oliveira e Elenice Zaparoli, ambas da Visite São Paulo, apresentaram dados sobre os eventos em São Paulo (Manuela Miniguini/M&E)

Kelly Oliveira e Elenice Zaparoli, ambas do Visite São Paulo, apresentaram números e dados importantes que evidenciam a força do mercado de eventos paulistano. Ao longo do ano passado, foram 5,2 mil eventos, um aumento de 3 mil eventos se comparado a 2023. Abril foi o mês que mais recebeu eventos, com 614 encontros. Entre as regiões que mais recebem eventos na cidade de São Paulo, a Zona Norte foi a que mais recebeu eventos em 2024, cerca de 2 mil.

Em relação ao número de PAX (pessoas), 2024 acumulou 54,6 milhões, praticamente 5 milhões a mais do que 2023. Fevereiro foi o mês com o maior valor, com quase 16 milhões de PAX. Entre os segmentos, Cultura & Educação ganham disparado, com 3,4 mil eventos no ano de 2024, e um acumulo de 41,5 milhões de PAX.

Já neste primeiro semestre de 2025, a indústria de eventos em São Paulo já cresceu em 110%, nesses primeiros três meses do ano, enquanto o número de PAX cresceu em 7%. Só o Carnaval de Rua em São Paulo, que ocorreu no último mês, reuniu 16 milhões de pessoas, injetando R$3,4 bilhões na cidade.

Tendências globais

Marta Gomes (Manuela Miniguini/M&E)

Marta Gomes, presidente da ICCA (Manuela Miniguini/M&E)

Marta Gomes, presidente da ICCA – International Congress and Convention Association, abordou as tendências globais e perspectivas para a indústria de eventos e congressos internacionais. O mercado mundial de eventos gerou cerca de 1 trilhão de dólares no último ano (quase R$ 6 trilhões), empregando 10,3 milhões de pessoas, e movimentando 1,5 bilhão de viajantes em decorrência de eventos.

Gomes também apresenta que o Brasil é o único país da América Latina a ocupar uma posição no Top 20 de países que mais realizam eventos no mundo. “É importante vermos que esses eventos não só o impacto econômico, mas também é uma vitrine do seu destino”, afirma.

Integração com entidades e discussão do Perse

Enid Câmara é presidente da Abeoc Brasil (Manuela Miniguini/M&E)

Enid Câmara é presidente da Abeoc Brasil (Manuela Miniguini/M&E)

O encontro foi encerrado pela presidente da Enid Câmara, da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) Brasil, que capacitou os organizadores sobre a importância da entidade para o mercado de eventos, como a defesa do setor na audiência do Perse, que aconteceu na última semana.

Além de estar presente na audiência publica, a Abeoc também já havia feito uma denúncia, em janeiro de 2025, para o Ministério Público sobre o uso indevido do recurso por algumas empresas e influenciadores.

“Nesse dia [da audiência], eu passei três horas sentada numa cadeira, assistindo essa audiência pública para ter dois, três minutos de fala. E agora, na próxima semana, já conseguimos outra audiência pública. Isso é o trabalho do associativismo. E aí muita gente não entende o que a gente faz nas entidades. Por que eu devo me associar? Quanto é que eu vou ganhar de negócio? Qual é o negócio que eu vou fechar? Se associar a uma entidade é muito maior do que isso”, disse.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.