Mounjaro chega ao Brasil: veja preço e data de lançamento do concorrente do Ozempic

A farmacêutica Eli Lilly anunciou que o Mounjaro, seu medicamento para diabetes – e principal concorrente do Ozempic, da Novo Nordisk – será lançado no Brasil no próximo dia 7 de junho.

Segundo informações disponibilizadas pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), o PMC (Preço Máximo ao Consumidor) pode variar de R$ 1.135,37 (embalagem com duas injeções e dosagem de 5 mg por ml) a R$ R$ 4.077.12 (embalagem com quatro injeções e dosagem de 30 mg por ml).

O valor varia segundo a quantidade de aplicações comprada, bem como da sua dosagem, e da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de vigente em cada estado.

Mounjaro, da Eli Lily (Divulgação)

Até o momento, brasileiros só conseguiam ter acesso ao Mounjaro via importação, que é autorizada pela Anvisa, de doses para até 6 meses de tratamento.

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O princípio ativo do Mounjaro é a tirzepatida, que é um análogo do hormônio intestinal GLP-1 (glucagon 1), que auxilia no controle da glicemia e do peso corporal. Os principais concorrentes do medicamento da Eli Lilly são o Ozempic e o Wegovy, mais focado no tratamento de obesidade, da Novo Nordisk, cujo princípio ativo é outro análogo do GLP-1, a semaglutida.

Contudo, o tirzepatida tem uma atuação entendida por alguns especialistas como mais completa que a da semaglutida, por ser capaz de estimular um outro hormônio, o GIP (peptídeo inibidor gástrico), que regula a saciedade.

A Anvisa aprova o uso do Mounjaro apenas para o tratamento da diabetes tipo 2.

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