Os ministros convocados por Lula para a viagem ao Japão

O presidente Lula convocou ao menos seis ministros do governo para integrarem sua comitiva durante a viagem que fará ao Japão e ao Vietnã a partir do próximo sábado (22/3).

Lula deve desembarcar no país asiático para cumprir agendas a partir da segunda-feira (24/2). A previsão é de que o petista retorne a Brasília com seus auxiliares apenas em 30 de março.

4 imagens

Petista embarca para país asiatico no sábado

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, foi convocado mas não deve ir
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho também deve participar do encontro
1 de 4

Juscelino Filho deve fazer parte da comitiva do presidente Lula

Isac Nóbrega / MCom

2 de 4

Petista embarca para país asiatico no sábado

Ricardo Stuckert / PR

3 de 4

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, foi convocado mas não deve ir

Reprodução/BTG Pactual

4 de 4

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho também deve participar do encontro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
@vinicius.foto

Segundo apurou a coluna, Lula escalou para a viagem os ministros Juscelino Filho (Comunicações), Luiz Marinho (Trabalho), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Renan Filho (Transportes).

O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) também foi convocado para a viagem, mas disse a interlocutores que pedirá ao presidente para não ir, em razão de sua agenda no Brasil.

Como a coluna noticiou, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também foram convidados para acompanhar Lula na viagem.

O atual diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e outros dirigentes da corporação também acompanharão o presidente da República durante a passagem pelo Japão.

Veja os ministros convocados por Lula para a viagem ao Japão:

  •  Juscelino Filho (Comunicações);
  • Luiz Marinho (Trabalho);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
  • Alexandre Silveira (Minas e Energia);
  • Renan Filho (Tranportes);
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Viagem para o Japão

Durante a viagem para os países asiáticos, Lula pretende acelerar a abertura do mercado japonês para exportação de produtos brasileiros, sobretudo de carnes e outros tipos de proteína animal. 

Segundo o Itamaraty, Lula quer estreitar a relação comercial entre os dois países. Essa será a quinta viagem do petista ao Japão ao longo de seus três mandatos como presidente da República.

Durante a viagem, Lula e a primeira-dama Janja serão recebidos pelo imperador japonês, Naruhito, e pela imperatriz Masako. O presidente também terá reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.