AONDE IR: Sarau de mulheres do Samba, Torresmofest e toboágua gigante estão entre as atrações da região; veja a programação do fim de semana

Ainda no clima de carnaval, a primeira edição do Sarau Damas do Samba ocorre neste sábado (22), das 16 às 21 horas, na escola de samba Protegidos, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. Produzido por Danusa Alhandra, o evento busca dar visibilidade às mulheres do samba e homenageá-las pelo trabalho que realizam em suas comunidades.

 Sarau de mulheres do Samba ocorrerá neste sábado na Protegidos | abc+



Sarau de mulheres do Samba ocorrerá neste sábado na Protegidos

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Calor no início do outono pode significar inverno rigoroso? Saiba a projeção

O evento terá exposição de produtos de mulheres afro empreendedoras, apresentação do grupo de Dança Afro Nossas Raízes, a escritora Zette Flores, o grupo de samba Sambaiaiá e homenagens às Damas do Samba: Margarida Marília da Silva, professora, cantora e carnavalesca; e Nair da Silva Flores, esposa do fundador da Protegidos, Sebastião Flores (in memoriam).

Entre as atrações, o público poderá apreciar o Grupo Sambaiaiá, formado por um coletivo de mulheres oriundas do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, que desde 2019 acontece em Porto Alegre. Para o Sarau Damas do Samba, o grupo terá a cantora Cláudia Quadros, a cavaquinista Mari Du Kvaco, no violão Ana Matielo, na percussão Débora Claudiano e Eva Rosa.

VIU ESSA? TRENSURB: Obras alteram circulação dos trens a partir de sábado; saiba como vai funcionar

Danusa antecipa que serão cinco edições mensais este ano. “O Sarau será realizado de forma intercalada entre a Protegidos e Cruzeiro do Sul”, explica. Na escola de samba do bairro Rondônia, as edições serão março, maio e julho. E, na escola do bairro Primavera, será em abril e junho. Ao todo serão 12 mulheres homenageadas até julho. O projeto tem verba da política nacional do Pnab, Ministério da Cultura, governo federal, Conselho Municipal de Cultura de Novo Hamburgo e Prefeitura Municipal.

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Confira as homenageadas ao longo do ano

Março — Dia 22, às 16 horas, na Protegidos: Nair da Silva Flores e Margarida Marília da Silva
Abril — Dia 25, às 19h30, na Cruzeiro do Sul: Tia Lúcia, integrante da velha guarda, e Olívia Flores, mestra de bateria infantil
Maio — Dia 24, às 16 horas, na Protegidos: Marisandra da Silva, ativista do carnaval, e Rose Carrion, passista da protegidos
Junho — Dia 20, às 19h30, na Cruzeiro do Sul: Rosane Dutra, atuante na Cruzeiro, Graziela Silva, coordenadora do projeto Sábado da Gente, e Marlene Dutra é integrante da Velha Guarda
Julho — Dia 26, às 16 horas, na Protegidos: Tika, ativista cultural, escritora e carnavalesca,
Zette Flores e Vera Flores, carnavalescas.

  • CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Veja mais programações pela região:

Canoas — Nesta sexta-feira, às 19 horas, tem Hip Hop no Sesc. O evento é gratuito e ocorre no teatro da unidade. O 1º FIDE CBX – Circuito Aberto de Xadrez do Canoas Shopping ocorre neste sábado, a partir das 10 horas, na praça de alimentação. O Circo Ático apresenta um show inédito no estacionamento do Canoas Shopping, que mistura acrobacias aéreas e danças sincronizadas. As apresentações ocorrem de terça a sexta, às 20 horas, e sábados e domingos às 16, 18 e 20 horas. Ingressos a partir de R$ 15. A Casa dos Rosa apresenta a exposição Branca, a cachorrinha que viveu no museu municipal por 17 anos, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e, aos sábados, das 14 às 18 horas.

Dois Irmãos — Sábado, das 7 horas às 11h30, ao lado da biblioteca Paulo Arandt tem Feira Livre. Na Praça do Imigrante, na Avenida 25 de Julho, sexta-feira e sábado, do meio-dia às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas, a Casa do Produtor vende produtos coloniais e orquídeas. A Feira de Artesanato na Praça do Imigrante ocorre sábado e domingo, das 10 às 17 horas, na Praça do Imigrante. Ainda no domingo, das 14 às 20 horas, tem Festa de Rua de Dois Irmãos, no palco móvel, na Avenida São Miguel.

Estância Velha — Sábado tem programação em homenagem às mulheres. Na unidade de saúde do Centro, das 8 horas ao meio-dia, terá roda de conversa com a psicóloga Danubia Nunes, atividades educativas de promoção à saúde, testes rápidos, exame clínico das mamas, coletas de citopatológico, sessões de maquiagem, massagem e manicure. A programação também ocorre na unidade de Lago Azul, das 8 às 13 horas. Além disso, no domingo será a última edição do Verão na Vargas, a partir das 17 horas, em frente a Praça Walter Jacob Bauermann (Praça Hollywood).

Igrejinha — O Parque de Eventos Almiro Grings sedia o Festival de Cerveja e Gastronomia de Igrejinha de sexta-feira até domingo, com 14 cervejarias e 12 espaços gastronômicos. A programação está repleta de atrações musicais.

Ivoti — Sábado terá evento em celebração ao Dia Mundial da Água, com um toboágua gigante de 100 metros que será instalado na Avenida Presidente Lucena, próximo à sede da Autarquia Água de Ivoti. A diversão, das 14 às 18 horas, terá também futebol de sabão, contação de histórias, bolhas de sabão para crianças, feirantes. Sábado e domingo, das 9 às 17 horas, tem a feira colonial no Núcleo de Casas Enxaimel. Também no final de semana, as casinhas da Praça Concórdia vendem lanches, das 15 às 17 horas.

Nova Petrópolis — Sábado tem Xadrez na Praça. As partidas, a partir das 16 horas, serão disputadas no deck em frente ao Labirinto Verde, localizado na Praça das Flores. Não é necessária inscrição prévia para jogar. Sábado e domingo tem Verão no Jardim da Serra Gaúcha, com a 25ª Exposição Regional de Orquídeas e 8ª Exposição Estadual de Cattleya Labiata, na Rua Coberta. A exposição de sábado é das 8 às 19 horas e, no domingo, das 8 às 17 horas. Além das orquídeas há venda de flores, suculentas, chope, cucas, bolachas, pães, embutidos, queijos e lanches.

Novo Hamburgo — De sexta-feira a domingo ocorre o Torresmofest, com gastronomia, música ao vivo e lazer. O evento, do meio-dia às 23 horas, é no estacionamento do I Fashion Outlet Novo Hamburgo. A entrada é gratuita.

Montenegro — Domingo, às 17h30, o projeto Verão nas Ruas leva o espetáculo de dança: Tem uma onça no Gigante Adormecido. Será no bairro Cinco de Meio, na Rua Padre Alberto Trasel, ao lado da Escola Cinco de Maio.

Parobé — Sábado e domingo terá programação do Festejando Parobé 2025, no Parque do Festejando. O local reunirá música, tradição e entretenimento para toda a família. A entrada é gratuita no evento que conta com Rodeio Country, praça de alimentação e parque de diversões.

São Leopoldo — A Praça Roque Scherer, ao lado da Upa Zona Norte, recebe no domingo mais uma edição do Scharlau Cultural. O evento contará com food trucks, artesanatos, brinquedos infláveis e atrações artísticas. A ação começa às 14 horas e tem acesso gratuito.

Sapucaia do Sul — Ocorre no sábado a Cavalgada das Mulheres, que tem início às 9 horas e saída do Parque de Eventos Jayme Caetano Braum. A ação conta com café da manhã cortesia para as cavalarianas, bênção do padre Adilson Kunzler e almoço beneficente ao fim da atividade, que encerra ao meio-dia. Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo promove no sábado, a partir das 8 horas, a 5ª Caminhada Rural. A atividade será realizada no Sítio Sete Chaves, na Avenida Justino Camboim, 7400. Inscrições podem ser feitas pelo link forms.gle/QNxez6eaxTkiBjUj9. Na volta, será servido um almoço opcional, por adesão, organizado pelo sítio. Mais informações pelo telefone (51) 99708-5212.

Sapiranga — Domingo, às 17 horas, a escola de música Acordes Music, realiza um espetáculo com repertório feminino nas composições e execução. O Vozes Dela, com voz, violão e dança, ocorrerá Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck. A entrada gratuita.

Taquara — Sexta-feira, às 15h30, o Lar Oase recebe a Trupe Onde a Palavra se Diverte, que irá apresentar o espetáculo teatral O Museu Desmiolado – Imersão Literária e Cênica no Lar. A apresentação é gratuita para moradores da casa de repouso e público em geral. E sábado, das 8 às 17 horas, na Rua Coberta, terão feiras do artesanato e da agricultura familiar. A Casa do Colono abre sexta-feira, das 14 às 19 horas, e sábado, das 7 às 19 horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.