Curso voltado para mercado de trabalho com foco na gastronomia inicia nas escolas em Gramado

Um programa que incentiva o empreendedorismo e apresenta o mercado de trabalho, com foco na gastronomia. Este é o propósito do Educalab Gastro, uma iniciativa do Sebrae em parceria com as secretarias de Educação e Inovação de Gramado, que se iniciou nesta semana.

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Mais de 100 alunos do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental de seis escolas municipais Dr. Carlos Nelz – Caic, Senador Salgado Filho, Mosés Bezzi, N. Sra. de Fátima, Presidente Vargas e Maximiliano Hahn, participam das atividades, que ocorrem no contraturno escolar. O trabalho ainda conta com apoio da Abrasel Hortênsias e do Sicredi.

Jovens participam do curso que incentiva ao empreendedorismo, Educalab Gastro



Jovens participam do curso que incentiva ao empreendedorismo, Educalab Gastro

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Serão cerca de três meses de capacitações. As aulas são divididas em três módulos e a carga horária é dividida conforme os momentos de teoria e prática.

“O Sebrae já atua com educação empreendedora há mais de 20 anos. Inicialmente não temos o propósito que os alunos tenham um CNPJ, abram uma empresa. Nosso propósito é trabalhar o comportamento, que se abram para novas perspectivas e tenham projetos de vida”, explica a Adriana Martins, analista de Articulação Territorial do Sebrae-RS.

Duas conexões foram pensadas nesse programa. “Buscamos de um lado o aluno que não enxerga o que vai fazer quando ir ou sair do Ensino Médio e de outro lado, a gestão de negócios, há uma defasagem muito grande de mão de obra. Principalmente aqui em Gramado, se identifica isso no setor da gastronomia. Então esse projeto é bom para todos, tanto para as empresas, que vão ter possibilidade de alunos interessados no mercado, quanto para os jovens conhecerem as multivariações do setor”, pontua.

Conteúdos

O módulo 1 trabalha a contextualização. Nas primeiras semanas, entenderão mais sobre o mundo do empreendedorismo, a produção de projeto de vida e, a partir de então, aprenderão sobre manipulação e higienização de alimentos, com visita técnica.

O segundo módulo tem foco nas relações humanas, com destaque para atendimento. Terão noções de marketing e comunicação e terão dicas de como fazer o primeiro currículo. “O que é o mercado de trabalho, competências necessárias, lidar com conflitos, lidar com colegas de trabalho, tudo isso vão ter um olhar”, comenta a analista. Eles receberão, ainda, convidados, que participarão de uma roda de conversa.

Senador Salgado Filho é uma das que participa do projeto



Senador Salgado Filho é uma das que participa do projeto

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A última etapa será, basicamente, prática, com técnicas. Os alunos vão preparar café da manhã, terão uma oficina de atendimento ao cliente e como servir e ainda irão fazer um hambúrguer com ficha técnica. Ao final, cada escola terá sua formatura e os alunos recebem certificados.

Inspiração

O Educalab Gastro foi inspirado no programa que já existe em Caxias do Sul, o Educamais. “Diversos segmentos vivem essa questão da falta de mão de obra. É um olhar também ao longo prazo”, diz Adriana. “A ideia é que seja um projeto mais enxuto, com carga horária menor, que eles comecem e terminem. Não pode ser uma sobrecarga para o estudante, queremos que ele possa enxergar a possibilidade de uma carreira futura e que tenha o seu primeiro diploma”, coloca.

Evasão escolar

O projeto tem como objetivo trabalhar com grupos menores, garantindo que os participantes recebam atenção personalizada e tenham a oportunidade de criar conexões significativas.

A escolha da faixa etária foi baseada nas taxas de evasão escolar. “No ano passado, identificamos que, aqui no município, muitos jovens concluem o Ensino Fundamental, mas não ingressam no Ensino Médio. Isso acontece porque enxergam no mercado de trabalho uma possibilidade de ganho imediato. Eles ingressam no mercado de trabalho, mas sem uma perspectiva de longo prazo. Com o tempo, percebem que quando buscam melhores oportunidades, a falta de estudo se torna uma barreira, pois abandonaram a escola aos 15 ou 16 anos”, explica Adriana.

Adriana Martins



Adriana Martins

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Diante desse cenário, o projeto busca oferecer um novo olhar aos jovens. “Nosso objetivo é ampliar essa perspectiva, ajudá-los a entender a importância de construir uma carreira sólida e valorizar o estudo. O trabalho é essencial, deve caminhar lado a lado com a educação. Se conseguirmos despertar o interesse desses jovens pelo segmento da gastronomia, já teremos cumprido nossa missão”, conclui Adriana.

O que eles pensam

“Muito interessante, quando a escola incentiva, pode ajudar tanto agora na aprendizagem e a aproveitar o tempo, quanto no futuro, que vamos ter mais entendimento do trabalho” – Rebeca Gonçalves, 14 anos

Rebeca Gonçalves



Rebeca Gonçalves

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Nunca tinha tido contato com essas questões. É experiência, poder entender melhor o que é empreendedorismo, vai me ajudar a ter uma carreira melhor e daqui a pouco abrir minha empresa” – Alana Lima, 12 anos

Alana Lima



Alana Lima

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Sempre tive muito interesse pela culinária, não é um caminho que quero seguir como profissão, mas sempre gostei de cozinhar e sempre tive muito contato com essa área. E tenho curiosidade sobre o empreendedorismo, é currículo, e ninguém vai poder tirar o teu conhecimento” – Maria Cecília Merck, 14 anos

Maria Cecília Merck



Maria Cecília Merck

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“No começo eu pensava se ia vir mesmo, e quando soube que tinha relação com comida e cozinhar, me interessei muito, é algo que eu amo fazer”, pretende sair na área. “É algo que gosto, consigo me expressar, quando estou triste, quando estou feliz” – Caroline Cardoso, 14 anos

“É uma porta, vai nos ajudar em outras coisas da nossa vida. E sempre tive interesse em aprender a cozinhar” – Amanda Vitória da Silva, 14 anos

Caroline e Amanda



Caroline e Amanda

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

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