Hamad International amplia terminal e eleva capacidade para 65 milhões de passageiros por ano

Expansion Asset 3 scaled Hamad International amplia terminal e eleva capacidade para 65 milhões de passageiros por ano

O Aeroporto Internacional de Hamad (DOH) apresentou os novos Terminais D e E de última geração (Divulgação/DOH)

Hamad International Airport deu um grande passo em sua expansão com a inauguração dos terminais D e E. A conclusão dessa obra, antecipada, marca um aumento significativo na capacidade do aeroporto, que agora pode atender até 65 milhões de passageiros por ano. Em 2024, ele foi eleito o melhor do mundo pela Skytrax.

“Estamos falando de um projeto que representa mais do que apenas a ampliação de um terminal”, afirmou Engr. Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways. “É uma peça fundamental no crescimento do Qatar como um hub global de aviação e na nossa estratégia de fortalecer a rede da Qatar Airways”, completou.

A expansão, que começou em 2018, traz inovações tecnológicas para otimizar a experiência do viajante. Com novos portões de embarque, o aeroporto não só aumenta a sua capacidade operacional como também visa uma integração mais eficiente entre os processos. O novo espaço de 845.000 metros quadrados representa um aumento de 14% em relação ao tamanho anterior, e a adição de 17 portões de embarque melhora a conectividade com mais de 40% de novas opções de acessos diretos aos aviões, reduzindo a necessidade de transferências de ônibus.

“A abertura das áreas D e E é um marco no nosso compromisso com a excelência operacional”, destacou Hamad Ali Al Khater, diretor de operações do Hamad International Airport. “Essas novas estruturas vão otimizar a gestão dos recursos e melhorar a fluidez do fluxo de passageiros”, completou.

Além da capacidade física, o aeroporto incorporou sistemas de automação que tornam o processo de embarque mais ágil. O uso de tecnologia inteligente, como o embarque automatizado, promete uma redução considerável nos tempos de espera.

No entanto, a expansão não se limita à infraestrutura. A experiência do passageiro também foi prioridade. Além de mais de 9 novos pontos de lojas e opções gastronômicas, o aeroporto também aposta em um ambiente mais sustentável, com iniciativas alinhadas aos padrões GSAS e LEED de sustentabilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.