Incêndio paralisa aeroporto de Heathrow e cancela mais de 1,3 mil voos, terminal ficará fechado nesta sexta (21)

Londres

O aeroporto permanecerá fechado nesta sexta-feira (21) até a meia-noite, no horário local (Reprodução da internet/@LondonFire via X)

Um incêndio em uma subestação de energia na última quinta-feira (20) às 23 horas forçou o fechamento do Aeroporto de Heathrow, em Londres, nesta sexta-feira (21), resultando no cancelamento  de aproximadamente 1.351 voos e afetando até 291 mil passageiros. O aeroporto permanecerá fechado hoje até a meia-noite, no horário local.

Cerca de 120 voos estavam em pleno voo no momento do fechamento, segundo o serviço de rastreamento FlightRadar24. Algumas aeronaves precisaram retornar à origem, enquanto outras foram redirecionadas para Gatwick, também em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e Shannon, na Irlanda.

A administração de Heathrow pediu que os passageiros não se dirigissem ao aeroporto e contatassem suas companhias aéreas. “Pedimos desculpas pelo transtorno causado e estamos trabalhando para minimizar os impactos”, afirmou um porta-voz do aeroporto.

O Corpo de Bombeiros de Londres informou que o incêndio foi controlado, mas equipes permanecerão no local durante todo o dia para auxiliar a empresa de energia National Grid. “Nosso foco é garantir que não haja novos riscos na área”, disse Pat Goulbourne, porta-voz dos bombeiros.

Construído em 1946, Heathrow é o maior dos cinco aeroportos que servem a capital britânica e opera 1,3 mil decolagens e pousos diários. A administração aeroportuária alertou para “sérias interrupções” nos próximos dias. O incêndio também afetou residências e comércios locais, deixando cerca de 16 mil casas sem eletricidade. Dez caminhões e 70 bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

Imagens nas redes sociais mostram fogo e fumaça saindo da subestação, enquanto o interior do aeroporto permaneceu iluminado apenas por luzes de emergência.O terminal aéreo reforçou que os passageiros devem evitar deslocamentos antes da reabertura.

A companhia australiana Qantas precisou redirecionar voos de Perth e Cingapura para Paris, enquanto a United Airlines teve um voo de Nova York desviado para Shannon. Um voo da Korean Air com destino a Incheon, na Coreia do Sul, sofreu um atraso de 22 horas. As autoridades seguem monitorando a situação e buscando soluções para minimizar os impactos no transporte aéreo.

(Com informações da AFP e Deutsche Welle)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.