Interesse pela cidadania italiana dispara entre estudantes e profissionais brasileiros

ITALIA shutterstock 742934182 1 scaled Interesse pela cidadania italiana dispara entre estudantes e profissionais brasileiros

Jovens buscam dupla cidadania para melhorar a carreira profissional (Divulgação)

A busca pelo reconhecimento da cidadania italiana tem crescido entre os jovens brasileiros, que enxergam na dupla nacionalidade um caminho para estudar, trabalhar e viver na Europa com menos burocracia. Segundo levantamento do escritório Gioppo e Conti Cidadania Europeia, especializado no processo de reconhecimento, 40% dos clientes que entram com o pedido têm entre 18 e 34 anos. O advogado Fábio Alex Gioppo, diretor e sócio do escritório, destaca que esse interesse vem aumentando nos últimos três anos e deve continuar crescendo.

“Muitos sonham em estudar no exterior, ter uma formação de alto nível e, posteriormente, estabelecer uma carreira profissional fora do Brasil. A cidadania italiana abre portas para essas possibilidades, facilitando não apenas a mobilidade, mas também o acesso a direitos e oportunidades exclusivas”, explica Gioppo. O passaporte europeu elimina barreiras burocráticas, permitindo que estudantes ingressem em universidades renomadas na Itália e em outros países da União Europeia pagando taxas muito inferiores às cobradas para estrangeiros. Além disso, muitas empresas europeias priorizam a contratação de cidadãos da UE, o que pode ser um diferencial para jovens em busca de oportunidades internacionais.

A cidadania italiana também garante outros benefícios estratégicos. Cidadãos italianos podem viver, estudar e trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia, além de entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de visto prévio, utilizando o programa ESTA, que permite estadias de até 90 dias. Quem pretende empreender encontra menos burocracia e pode ter acesso a incentivos fiscais em diversos países da Europa. Outra vantagem é o direito ao sistema público de saúde italiano, considerado um dos melhores do mundo, e a possibilidade de se aposentar na Itália futuramente caso haja contribuições para o sistema previdenciário local.

Para muitos jovens, a cidadania italiana representa uma chance de melhorar a qualidade de vida e garantir mais segurança e estabilidade no futuro. Países como Itália, Portugal e Espanha oferecem infraestrutura eficiente, segurança e um custo de vida acessível em comparação a outros destinos populares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.