Omoda lançará SUV híbrido HEV a preço de VW T-Cross e desiste de motor polêmico usado pela CAOA Chery

Com o objetivo de se tornar uma grande participante no mercado brasileiro, a chinesa Omoda & Jaecoo (O&J) recalculou a rota por aqui. Inicialmente, a marca lançaria o SUV médio híbrido plug-in Jaecoo 7 e o SUV cupê compacto Omoda 5 em versões elétrica e MHEV. Mas agora, a ideia é atacar o reinado do Volkswagen T-Cross de outro jeito.

Fontes ligadas à marca, revelaram ao Auto+ que os planos iniciais para o Omoda 5 precisaram mudar. A marca teria uma versão MHEV que utilizaria o mesmo sistema semi-híbrido do CAOA Chery Tiggo 5X. Vale lembrar que a Omoda & Jaecoo representa a Chery internacionalmente, mas não tem qualquer tipo de participação da CAOA no processo de implementação no Brasil.

Sem motor híbrido que não é híbrido

Duas situações fizeram com que o Omoda 5 perdesse o motor MEHV no Brasil. Primeiro porque esse motor será descontinuado para o modelo. Ou seja, lançar um produto novo com um conjunto defasado não faria bem para uma marca que promete ser “a evolução da revolução”, como diz seu slogan.

Omoda 5 2026 vermelho de lateral
Omoda 5 2026 [divulgação]

Outro fator que pesou é a repercussão negativa dos brasileiros quanto ao uso do sistema MHEV. Ainda que seja um tipo de auxílio extremamente importante para redução de emissão de poluentes e redução de consumo de combustíveis, algumas marcas (como a própria Chery) comunicam o sistema como híbrido de verdade, sendo que ele não é.

Como a O&J chega agora ao Brasil, é preciso apostar em um sistema mais conhecido pelos brasileiros e com mais força. Por conta disso, a chinesa vai implementar um novo motor 1.5 quatro cilindros híbrido comum (HEV). Esse conjunto ainda é inédito e não usado em nenhum modelo das marcas da Chery.

Omoda 5 2026 vermelho de traseira
Omoda 5 2026 [divulgação]

Ele será lançado ainda neste ano no Brasil, sendo um dos primeiros países a contar com essa variante do modelo. O que anima é que teremos um SUV compacto híbrido regular no Brasil pela primeira vez. Até porque, todo SUV HEV presente aqui é médio, como Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 e Kia Niro.

Mudança visual

Além disso, antes de sua chegada, o Omoda 5 recebeu uma nova grade frontal e interior mais refinado. É com esse layout que ele será vendido no Brasil. Contudo, a Chery já tem em planejamento uma reestilização mais pesada para o SUV híbrido, que deverá chegar somente daqui há dois ou três anos.

interior do Omoda 5
Omoda 5 2026 [divulgação]

Quando o Omoda 5 HEV vai custar?

Mas o preço que será atrativo verdadeiramente. A ideia é brigar diretamente com as versões topo de linha dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Ambos beliscam os R$ 200 mil, mas a fonte garante que o Omoda 5 HEV custará menos do que isso.

Inclusive, periga a versão elétrica chegar abaixo desse valor, o que o tornaria extremamente competitivo. Ou seja, o Omoda 5 teria, além do visual cupê, o maior diferencial de ser o único SUV compacto HEV à venda no país, mas custando o mesmo que um modelo a combustão. Pelo que promete, Omoda & Jaecoo não vem para brincadeira no Brasil.

Você acha que a Omoda e Jaecoo terão sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


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