Ônibus lotados; pane mecânica: passageiros de Canoas relatam o drama diário

Continua complicada a vida do trabalhador canoense que depende do transporte coletivo para chegar no trabalho. Ônibus atrasados, pane mecânica no meio do caminho e superlotação são alguns dos problemas apontados.

Passageiros relatam problemas diários com ônibus da Sogal que circulam em Canoas



Passageiros relatam problemas diários com ônibus da Sogal que circulam em Canoas

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Na manhã desta sexta-feira (21), o popular paradão de Canoas, na Avenida Victor Barreto, estava lotado de trabalhadores e trabalhadoras a caminho do trabalho. Durante a espera, houve muita reclamação sobre o serviço prestado pela empresa Sogal.

“Quem depende de ônibus em Canoas, sabem bem que às vezes vem e algumas vezes, não vem. Daí só uma hora depois que a gente consegue pegar. E daí chega lotado. Eu chego atrasada uma vez por semana”, relata Sirlei Campelo.

A diarista de 51 anos trabalha em uma empresa no bairro Rio Branco. Ela comenta que o drama é maior na hora de voltar para casa. Isso porque, desde o período das cheias, os horários nem sempre são cumpridos.

“Tenho na minha cabeça que não pagam os motoristas da Sogal direito”, opina. “Se pagassem direitinho, seria melhor o serviço”.

Trabalhando em um “lar” no bairro São José como cuidadora de idosos, Anelise Santos, 49 anos, conta que, na semana passada, pegou um ônibus que teve uma pane mecânica e, na sequência, o ônibus que a “resgatou” também quebrou.

“É um pior que o outro”, aponta. “Acho que os ônibus são muito velhos, porque, neste mesmo dia, passei por um outro ônibus quebrado. Acho que hoje reclamam menos, porque a maioria até já se acostumou”.

Fiscalização

O problema no Guajuviras, reclama o operador de produção Márcio Garcez, 35 anos, são os horários. Não é possível confiar na tabela, o que exige ir para a parada de ônibus bem mais cedo que seria necessário.

“Eles não cumprem os horários e ninguém fiscaliza”, afirma. “Porque se tivesse alguém para cobrar direitinho, eu não teria que cair da cama uma hora mais cedo para não perder o horário no serviço”.

Reforço

Na última terça-feira (18), atendendo a um pedido de providências da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Mobilidade Urbana assinou uma autorização para que os ônibus seletivos da Sogal passassem a reforçar o transporte.

A operação foi anunciada para começar na quarta-feira (19), entretanto, quase ninguém observou os ônibus “amarelinhos” e “vermelhinhos”, como são conhecidos, circulando em Canoas.

Na manhã desta sexta-feira (21), somente um ônibus vermelho fazia a linha circular entre o Centro e o ParkShopping Canoas, com média de tempo entre uma e uma hora de viagem.

“Isso não faz a diferença nenhuma para quem mora no Mathias Velho”, reclama a aposentada Adelaide Moreira, 74 anos. “Tem que passar é lá no fundão da Mathias, onde a gente precisa e não ficar passeando no Centro”.

Ônibus da Sogal vermelho pode ser visto, circulando na manhã desta sexta-feira (21), em Canoas



Ônibus da Sogal vermelho pode ser visto, circulando na manhã desta sexta-feira (21), em Canoas

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

O que diz a Prefeitura de Canoas?

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que está intensificando às fiscalizações junto à empresa Sogal para que os veículos usados nas linhas municipais estejam em condições de uso e que sejam cumpridos os horários previstos em itinerários. Recentemente, a Prefeitura autorizou o uso dos ônibus seletivos para atender a demanda – um total de 14. Deste total, sete estão em uso nas ruas e outros sete ficam à disposição na reserva. Segundo a Sogal, os sete coletivos (amarelos e vermelhos) atendem como um reforço nas linhas integradas dos bairros para as estações do trem, desta forma, aliviando eventuais situações de superlotação.

Ainda segundo a SMMU, cabe a empresa definir quais as linhas podem receber os seletivos que garantem mais conforto, entretanto, possuem em torno de 40 lugares e uma porta para o embarque e desembarque. O direcionamento dos seletivos é feito pela Sogal a partir da análise de estatísticas e de número de passageiros. Hoje, os seletivos estão em uso em determinadas linhas e, diariamente, estão sendo feitos ajustes para qualificar o atendimento à população. Na região central, os seletivos trafegam como um complemento na linha Circular dos Shoppings e, no total, aparecem em seis tabelas de itinerários.

O usuário, defende a SMMU, pode contribuir com a fiscalização denunciando atrasos e outros problemas por meio do telefone (51) 3425 7637, no ramal 6524. Dúvidas sobre itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser solucionadas pelo telefone (51) 3472-6233 ou pelo site da empresa. Além disso, a aplicativo gratuito Canoas Go Bus permite que os passageiros acompanhem os itinerários de cada linha, horários, tempo de chegada e localização exata e em tempo real dos ônibus.

Sogal se posiciona

Por meio da assessoria de comunicação, a Sogal informa que a operação foi iniciada na última quarta-feira, com cinco veículos passando a operar. No Centro de Canoas, passam dois seletivos, que operam a linha 05133 Verdes Campos x Circular Shopping x Verdes Campos. Os demais seletivos atendem linhas de baixa demanda entre os bairros e estações do trem, são elas. Há as linhas 05123 Estação Petrobras x MQ 3 x Meu Rincão x circular; 05108 Linha 3 x Boqueirão x Estação Matias Velho; e 05120 Estação São Luis x Ulbra x Circular.

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