Ram quer duas novas caminhonetes mais baratas e uma delas pode ser uma Grand Rampage

Com a saída do então CEO da Stellantis, Carlos Tavares, parece que algumas marcas do grupo vão voltar a ter mais força. Uma delas é a Ram, que já estuda possibilidades de ampliar sua linha com modelos desejados. Nos planos da marca estão duas caminhonetes Ram mais baratas que a 1500 e até a Rampage está envolvida nisso.

Segundo informações da Bloomberg, Doug Ostermann, CFO da Ram, se disse incomodado com a falta de uma caminhonete de entrada no patamar que a Classic atuava. “Precisamos introduzir uma espécie de versão de entrada de uma caminhonete nova para preencher a lacuna”, contou o executivo. 

A ideia, ao que tudo indica, é que a Ram 1500 atual ganhe uma variante com menos equipamentos e tecnologia para tentar suprir a falta que a Classic faz. Contudo, pode haver uma outra alternativa. Há até rumores de que pode ser uma caminhonete apartada da 1500, mas isso geraria um custo bem alto para a marca.

Nova Ram 1500 Laramie parada de frente com morro ao fundo
Ram 1500 Laramie [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Grand Rampage ou Dakota?

Outro ponto que a Ram já tem discussões fortíssimas rodando nos corredores da Stellantis é sobre caminhonetes menores. Globalmente há apenas a Rampage, desenvolvida e construída no Brasil. Não vamos considerar as irmãs 1200, 1000 e 700 que não passam das Fiat Titano, Toro e Strada rebatizadas.

Segundo a imprensa norte-americana, duas propostas fortes estão sob e a mesa. A primeira seria uma caminhonete média chassi sob carroceria feita de maneira tradicional. Ou seja, a volta da Ram Dakota. Esse carro seria baseado na plataforma da Titano, mas com substanciais melhorias. 

Ram 1200 México
Ram 1200 [divulgação]

Inclusive, há rumores de que esse projeto já está em andamento no Brasil, visto que a Fiat do Brasil agora lidera o desenvolvimento de caminhonetes médias globais para o grupo. Outra ideia seria um modelo monobloco para rivalizar com a Ford Maverick, tal qual já é a Ram Rampage. Contudo, a caminhonete brasileira é considerada pequena demais para os EUA.

Existe também uma chance grande de que a Ram desenvolva os dois modelos – os quais, honestamente, fazem todo sentido se pensarmos na atuação global da marca. Uma caminhonete média pode abrir portar para a Ram na Europa, China e Austrália, além de fortalecê-la nas Américas.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Já um modelo intermediário pode trazer altíssimo volume nos EUA e ter força no Brasil, quando for o momento de ter uma segunda geração da Rampage. 

Você acha que a Ram deveria investir mais em caminhonetes de menor porte ou só ficar com as gigantescas? Conte nos comentários.


O post Ram quer duas novas caminhonetes mais baratas e uma delas pode ser uma Grand Rampage apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.