Tarcísio elogia sistema eleitoral brasileiro: “Referência” no mundo

São Paulo — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou o sistema eleitoral brasileiro na noite dessa quinta-feira (20/3) e agradeceu à Justiça Eleitoral pela rapidez com que os dados são contabilizados durante as eleições, dizendo que o Brasil é “referência” para os outros países (veja abaixo).

“O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito, em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Ou seja, muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui (…) Em pouco tempo, os dados são contabilizados, a gente tem a proclamação de um resultado, a diplomação, e é isso de fato o que garante a representatividade (…) A gente tem hoje, então, que fazer o agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho, por todo esse empenho”, disse Tarcísio.

A declaração foi feita durante um encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que aconteceu na noite de quinta (20) no Palácio da Justiça do Estado de São Paulo, no centro de São Paulo.

 

Tarcísio fez elogios ao sistema eleitoral quatro dias depois de participar dos protestos pela anistia de pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante as manifestações em Copacabana, o governador pediu o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao poder e ironizou as punições aplicadas aos participantes da invasão dos Três Poderes.

O discurso foi considerado uma subida de tom de Tarcísio — e, conforme noticiado pelo Metrópoles, causou incômodo entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A fala contrasta com outros posicionamentos já adotados pelo governador, que chegou a condenar o comportamento dos ativistas do 8/1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.