Voo cancelado em Londres? Saiba quais são seus direitos

Aeroporto de Heathrow (Banco de imagens Unsplash:Belinda Fewings)

Aeroporto de Heathrow (Banco de imagens Unsplash/Belinda Fewings)

O incêndio em uma estação elétrica próxima ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, causou o cancelamento e desvio de mais de 1.300 voos, afetando cerca de 145 mil passageiros. Se você foi um dos impactados pelo caos aéreo, é importante saber que, mesmo em situações fora do controle das companhias aéreas, os passageiros ainda têm direitos garantidos.

Se o seu voo foi cancelado, você pode escolher entre receber o reembolso integral da passagem ou ser reacomodado em outro voo para o destino final. Além disso, enquanto aguarda uma solução, a companhia aérea deve oferecer alimentação e bebidas após algumas horas de atraso, acesso a comunicação, como chamadas telefônicas e internet, além de hospedagem e transporte caso o atraso ultrapasse uma noite.

“Devido à interconexão de nossos hubs de viagens, os aeroportos servem como nós críticos em uma rede global. Portanto, as interrupções nos aeroportos têm enormes impactos em larga escala em todo o ecossistema da aviação. Até agora, centenas de milhares de passageiros enfrentaram cancelamentos e atrasos, causando interrupções significativas em seus planos de viagem”, explica Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp.

Diferente das regras da União Europeia, que garantem indenizações financeiras em voos cancelados por falhas das companhias aéreas, incidentes como o incêndio em Heathrow não dão direito a compensação extra, já que são considerados eventos fora do controle das empresas. No entanto, os passageiros devem receber toda a assistência necessária para minimizar os impactos da interrupção.

“Já estamos vendo o impacto nos EUA, pois algumas das principais companhias aéreas estão relatando vendas menores de passagens. Um estudo recente descobriu que os passageiros estão agora 65% mais nervosos sobre voar em comparação a antes, por causa dos acidentes recentes que ocorreram. Embora voar continue sendo incrivelmente seguro, os passageiros estão mais frustrados do que nunca”, aponta Pawliszyn.

Se a companhia aérea se recusar a cumprir suas obrigações, o passageiro pode registrar uma reclamação diretamente com a empresa, procurar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou a Anac, no caso de brasileiros, ou recorrer a empresas especializadas em direitos de passageiros. “Proteções para passageiros, como leis de compensação, ajudam os consumidores a se sentirem mais confiantes ao viajar. Se as companhias aéreas comunicassem aos seus passageiros que, caso ocorresse uma interrupção, eles seriam protegidos, a experiência do passageiro seria transformada”, ressalta.

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