Nem sempre um carro precisa ser grande ou imponente para chamar atenção. Alguns modelos conquistam pelo tamanho compacto e pelo design inusitado, parecendo ter saído diretamente de uma caixa de brinquedos.
Mas não se engane: por trás da aparência divertida e compacta, eles são veículos de verdade, capazes de encarar o trânsito urbano com muita personalidade. Além disso, são totalmente funcionais e práticos para os grandes centros urbanos, ainda que alguns deles levem apenas dois ocupantes!
Smart Fortwo

O Smart Fortwo foi vendido no Brasil entre 2009 e 2015, disponível nas carrocerias coupé e conversível. A versão esportiva Brabus também fez parte da linha. Com 2,70 metros de comprimento, ele mede o mesmo que o entre-eixos do BYD Dolphin GS.
O motor 1.0 turbo de três cilindros, instalado sob o porta-malas, gera 84 cv e 12,2 kgfm. Já a versão sem turbocompressor entrega 71 cv e 9,4 kgfm. Apesar de prático, as críticas vão para o conjunto de suspensão rígido e o funcionamento do câmbio automatizado de cinco marchas, que torna a condução menos confortável.
Renault Twizy

Com apenas 2,33 metros de comprimento, o Renault Twizy exibe um design futurista e oferece uma disposição interna incomum: o motorista senta-se à frente do passageiro. As portas, que abrem para cima, reforçam ainda mais a aparência.
O motor elétrico traseiro move o Twizy, entregando 17 cv e 5,8 kgfm. A autonomia máxima é de 100 km, sem emissões de poluentes. É possível recarregar a bateria em uma tomada doméstica de 110V e 20A, levando três horas para completar a carga. Por ser compacto e leve, não pode circular em rodovias.
Suzuki Twin

O Suzuki Twin parece um carro de brinquedo em tamanho real. Com 2,70 m de comprimento, ele tem dimensões comparáveis às do Smart Fortwo. Projetado para ser compacto e eficiente, o Twin oferece apenas dois lugares. O peso é de 600 kg. Entre os itens de conforto, destacam-se o ar-condicionado e a direção assistida.
O motor 0.7 de três cilindros produz 44 cv e 5,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou continuamente variável (CVT). Além disso, o modelo contou com uma opção híbrida, que utilizava o mesmo motor 0.7 associado a um pequeno motor elétrico auxiliar.
Honda e

O Honda e foi um carro elétrico produzido entre 2020 e 2024 no Japão e entre 2020 e 2023 na Europa. Mesmo com o fim da produção, seu design continua sendo um diferencial que o torna único e atemporal.
A autonomia limitada e o alto preço impactaram a curta vida do modelo. No ciclo WLTP, a bateria oferece uma autonomia de 220 km. O preço inicial era de 42.000 euros, valor considerado elevado para um carro compacto. Esses fatores influenciaram diretamente as vendas e levaram ao encerramento da produção.
Toyota C+Pod

O Toyota C+Pod é menor que um Smart Fortwo e tem apenas 2,49 metros de comprimento. Seu design futurista e o uso de plásticos reforçados na carroceria garantem um peso reduzido de 670 kg ao carro do fabricante.
Assim como o Renault Twizy, o Smart Fortwo e o Suzuki Twin, o C+Pod tem apenas dois lugares. Além disso, o motor elétrico oferece 12,3 cv e 5,7 kgfm, enquanto a autonomia máxima chega a 150 km no ciclo WLTP. Por fim, é possível recarregar a bateria em tomadas domésticas, o que torna o modelo ainda mais prático para o dia a dia.
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