Clientes da Golden Cross têm 60 dias para mudar de plano. Entenda

Os clientes da Golden Cross, que já foi uma das maiores operadoras do Brasil, terão até 60 dias para migrar para um novo plano de saúde. O prazo para alteração termina em 11 de maio. Quase 300 mil pessoas podem ser afetadas pela medida. São mais de 192 mil usuários de convênios médicos e 102 mil de planos dentários.

A necessidade de mudança é resultado de uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada no Diário Oficial da União, em 12 de março. Ela determinou que os clientes da Golden Cross teriam dois meses para encontrar um novo plano.

Tal alteração, observou a ANS, pode ser feita por meio de um procedimento chamado de “portabilidade especial”. Ele permite a troca do serviço sem que sejam observadas as tradicionais carências.

Concluído o prazo dado pela agência reguladora, a operadora terá seu registro cancelado e suas atividades serão encerradas. Com isso, os usuários da Golden Cross ficarão sem cobertura.

“Anormalidade econômica”

Como justificativa para a decisão, a ANS considerou que a Golden Cross enfrenta “graves anormalidades econômico-financeiras e administrativas, que colocam em risco a continuidade do atendimento” dos usuários.

Comunicado da Golden Cross

Em nota enviada ao Metrópoles, a Golden Cross afirma que foi surpreendida pela decisão. A empresa acrescenta que, “apesar das últimas decisões do órgão regulador”, ela “segue no curso normal dos seus negócios, sendo que todos os seus beneficiários, até a presente data, estão com suas coberturas contratuais ativas e sendo atendidos normalmente”.

A companhia informa que, em 3 de fevereiro de 2025, “apresentou recurso administrativo perante a Diretoria Colegiada da ANS, questionando a determinação da alienação compulsória da sua carteira de planos de saúde e planos odontológicos”. “Neste último dia 12 de março, a administração da empresa foi novamente surpreendida com a publicação no Diário Oficial da União da Resolução Operacional nº2.983, que determinou a concessão de portabilidade especial para todos os seus beneficiários. Entretanto, a Golden Cross só teve acesso a esta decisão na última quarta-feira, dia 19”.

Clientes estão sendo informados

Na nota, a Golden Cross disse que os clientes já estão sendo informados sobre a decisão da ANS. “Em face de tais decisões e dos desafios que as mesmas impõem à continuidade da própria empresa, além de recente medida judicial interposta na Justiça Federal e eventual novo recurso perante a ANS, a administração da Golden Cross optou pela transparência e objetividade na comunicação com os seus clientes”, diz o comunicado. “Por último, ressaltamos que a decisão para adesão à portabilidade especial é individual e deve ser adotada por cada um dos seus beneficiários. A operadora não pode intervir nessa decisão.”

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