Quais são os carros semi-híbridos mais baratos do Brasil?

Se você quer entrar na onda da eletrificação, pode começar comprando os carros semi-híbridos. Eles também são conhecidos como híbridos-leve. A motorização deles é composta por um motor a combustão e mais um pequeno sistema elétrico, que visa reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível. Mas, quais deles são os mais baratos atualmente?

O Auto+ separou SUVs compactos e até um sedan que possuem este sistema de motor. Vale reforçar que eles não são híbridos de fato, já que o motor elétrico não tem a força suficiente para tracionar suas rodas. Separe lápis e papel e tenha boa leitura.

Fiat Pulse Audace MHEV T200 CVT – R$ 129.990

Fiat Pulse Audace Hybrid cinza com teto preto parado em frente ao Royal Palm Plaza - Carros que têm isenção de rodízio
Fiat Pulse Audace Hybrid [divulgação]

De todos os carros semi-híbridos vendidos no Brasil hoje, o Pulse Audace é o mais barato deles. Aqui, o SUV compacto italiano combina o motor 1.0 turbo flex de 130 cv com mais um sistema de 12V que substitui o motor de partida e alternador. Assim, o propulsor a combustão não se esforça o tempo todo.

Segundo a fabricante, ele possui as seguintes médias de consumo: 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os valores são de 12,3 km/l e 13,9 km/l. Câmbio automático do tipo CVT, central multimídia, quatro airbags, alerta de limite de velocidade e mais itens são de série.

CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive – R$ 139.990

Caoa Chery Arrizo 6 preto parado de frente com fundo branco
Caoa Chery Arrizo 6 [Foto: Divulgação]

Já quem ama sedans e quer entrar no mundo da eletrificação, mas não tem infraestrutura, pode levar o novo Arrizo 6. O sedan chinês combina o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e mais uma bateria 48V. O alternador é substituído por um gerador e a energia armazenada por essa bateria aumenta o torque e potência do motor a combustão.

Aí, ele rende 160 cv e 25,5 kgfm de torque. No consumo, ele anota 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os valores são de 12,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Tem alerta de ponto cego, teto solar, freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos de 10,25 polegadas e outros equipamentos.

Kia Stonic MHEV C.253 – R$ 154.990

Kia Stonic 2024 [divulgação]
Kia Stonic 2024 [divulgação]

Outro SUV está indicado entre os carros semi-híbridos mais baratos do Brasil. O Stonic anda meio apagado no mercado brasileiro, mas tem desenho atual e ainda usa o motor emprestado da Hyundai. Ele tem o propulsor 1.0 turbo a gasolina de 120 cv e 20,4 kgfm. O sistema eletrificado tem 48V e recupera energia cinética na desaceleração.

Em consumo, ele marca 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Além disso, conta com câmbio automatizado, rodas de 17 polegadas, DRL’s e faróis de neblina em LED, ar-condicionado digital, assistentes de manutenção e centralização em faixa e outros itens.

Fiat Fastback Audace MHEV T200 CVT – R$ 155.990

Fiat Fastback Audace Hybrid branco parado de traseira na chuva
Fiat Fastback Audace Hybrid [divulgação]

Já acima dos R$ 155 mil, você pode comprar o Fastback MHEV. Ele se destaca ao trazer a carroceria cupê e o porta-malas cavernoso de 516 litros. O conjunto mecânico é igual ao do Pulse MHEV. Então, tem o motor 1.0 turbo de 130 cv e mais o sistema de 12V. Só que, seu consumo é diferente do irmão menor.

O Fastback semi-híbrido marca 8,9 km/l em ciclo urbano e 9,8 km/l em ciclo rodoviário com etanol. Com gasolina no tanque, as médias são de 12,3 km/l nas cidades e 13,9 km/l nas estradas. Frenagem autônoma de emergência, quatro airbags, alerta de mudança de faixa, câmera de ré, direção elétrica são de fábrica.

CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid MAX Drive – R$ 157.990

CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid [divulgação]

Por fim, o último dos carros semi-híbridos mais baratos do Brasil atualmente é o Tiggo 5X topo de linha. Sua motorização é a mesma do Arrizo 6. Então, combina o motor 1.5 turbo flex e mais um sistema de 48V. Tem 160 cv e o câmbio é automático do tipo CVT. Contudo, devido ao peso e a carroceria diferentes, seu consumo não é igual ao do sedan.

Ele alcança 8,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol. E 11,4 km/l nas cidades e 11,8 km/l nas estradas com gasolina. Traz de fábrica central multimídia, painel de instrumentos digital, suspensão independente, alerta de ponto cego, de colisão e de distância frontal e outros equipamentos.

De todos esses carros híbridos-leve, qual você escolheria? Conte nos comentários


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