Setor primário em destaque no Fórum do Biogás e Biometano, que ocorrerá em abril

 A produção e o funcionamento de diferentes plantas de biogás e biometano no Rio Grande do Sul estarão em evidência durante a programação do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que será realizado de 8 a 10 de abril, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. O segmento é uma oportunidade para produtores rurais incrementarem seus negócios.

Granja N | abc+



Granja N

Foto: Divulgação/FSBBB

Parte da programação do evento prevê a realização de visitas técnicas em três roteiros que contemplam iniciativas na área industrial e na pecuária. O fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), pela Embrapa Suínos e Aves (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Para participar da visita técnica, no momento da inscrição ao Fórum, será preciso escolher um dos três itinerários. As vagas são limitadas e a inscrição dever ser feita no site do evento: biogasebiometano.com.br, no link biogasebiometano.com.br/inscricoes

A programação prevê outros temas voltados à agricultura e à pecuária. Um deles aborda como a a estruvita – um mineral que se forma em sistemas de tratamentos de dejetos (digestato) – pode se tornar uma alternativa sustentável de fósforo e nitrogênio para a agricultura.

A pecuária e a fruticultura também estão contempladas. A Universidade de Caxias do Sul realizará o workshop “Oportunidades para Biogás na Agricultura, Pecuária e Fruticultura na Serra Gaúcha”. O workshop atenderá produtores rurais, extensionistas, gestores públicos, empresas e prestadores de serviços, com o objetivo de desenvolver a cadeia do biogás e coprodutos como fontes de energia sustentável ou tratamento de resíduos na Serra Gaúcha.

Visitas guiadas a biodigestores no Estado

O Roteiro 1 inclui três propriedades rurais, as granjas Ceccato, no município de em Vila Flores, Mezzomo, em Casca, e N&N Cecchin, em Ibiraiaras; o Roteiro 2 será na Unidade de Valorização Sustentável Minas do Leão, no município de Minas do Leão, e o Roteiro 3 na planta industrial da empresa Folhito, em Estrela. Em todas elas haverá visita guiada com apresentação técnica às instalações, e os participantes poderão sanar dúvidas sobre os projetos, aplicações, inovações e resultados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.