Balanço aponta menor número de celulares apreendidos em dois anos de operação Mute no Amapá


Ação nacional busca combater a comunicação ilícita dentro dos presídios. No estado, buscas ocorreram no Iapen. Nesta fase, foram apreendidos 31 celulares, além de drogas e objetos perfurantes.  Dados divulgados nesta segunda-feira (24) apontam que na 7ª fase da operação Mute no Amapá o número de celulares apreendidos em celas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) diminuiu. Ação nacional encerrou na última sexta-feira (21) e apreendeu 31 celulares, além de drogas e objetos perfurantes. 
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Os trabalhos foram concentrados no anexo onde ficam os presos do regime semiaberto. O diretor do Iapen Luís Carlos Gomes Jr., afirma que a maioria dos celulares entra no Iapen quando os detentos retornam. 
“Essa ação destaca a vulnerabilidade que nós temos dentro da Iapen, principalmente de ordens físicas, em razão da estrutura antiga. Uma delas é a unidade do anexo do ‘cadeião’. Em razão desse fluxo intenso de entradas e saídas de presos, acaba gerando vulnerabilidade na revista e permitindo o acesso desses aparelhos celulares. Concentramos as buscas nas unidades onde identificamos a nossa maior vulnerabilidade. A maioria dos presos sai para trabalhar durante o dia e retorna à noite”, afirmou. 
O diretor atribui a redução às medidas de segurança adotadas na unidade penitenciária. A operação foi coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), por meio das estratégias do Ministério da Justiça. 
Operação busca apreender celulares usados por criminosos em presídio do AP
No Iapen, o trabalho foi realizado pela gerência de Inteligência da Polícia Penal, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core). Ao todo, 581 presos foram retirados das celas para que as revistas fossem realizadas. 158 polícias participaram.
Segurança no Iapen 
Novo sistema do Iapen de scaner corpora
Gea/Divulgação
Uma das ações para o reforço na segurança da unidade foi a definição de novas regras para visitação e entrega de alimentos. Em junho, houve alterações nas regras, com a liberação de apenas uma visita por semana e entrada de alimentos regulados.
É autorizado o cadastro de até três pessoas da família por detento, com visita autorizada de forma individual uma vez por semana e alternada. A visita é atualmente realizada durante quatro horas, o horário fixado é das 8h às 12h.
Crianças e adolescentes não possuem permissão para entrar em alojamentos nas alas e nos pavilhões.
Em dia de visitas, é autorizada a entrada de um salgado de qualquer tipo, pesando no máximo 100 gramas e sanduíche de 250 gramas, ou dois salgados e dois sanduíches com o peso estabelecido.
Os alimentos devem estar embalados em plástico filme e em vasilhas transparentes. Bebidas são autorizadas, sendo água e suco com ou sem leite. Já produtos de higiene dão entrada de forma quinzenal, com a limitação de 15 itens.
Tanto as visitas quanto as comidas passam por um scanner corporal instalado em maio no Iapen. 
Medida de segurança em presídio previne entrada de drogas no AP
Novas apreensões 
Dois menores de idade e um adulto foram detidos na madrugada deste domingo (23) após tentarem arremessar drogas e celulares para dentro do Iapen. Eles estavam em uma área de mata próxima à penitenciária, quando foram detidos por policiais penais.
Trio é detido após tentar arremessar drogas e celulares para dentro do Iapen
Trio é detido após tentar arremessar drogas e celulares para dentro do Iapen
Iapen/Divulgação
O diretor do instituto afirma que a tentativa de entrada de novos aparelhos é comum após a realização de operações. 
“Como sequência também dessa operação, que é um efeito que nós já tomamos como esperado. Logo em seguida, é feita uma tentativa grande de entrada de novos aparelhos. E ontem, da madrugada de ontem para hoje, os policiais penais, monitorando a área externa da penitenciária, identificaram um veículo em atitude suspeita e durante essa abordagem encontraram dentro desse veículo dois menores portando 39 celulares”, disse Luis Carlos. 
Essa é considerada a maior apreensão de aparelhos que estavam tentando ser inseridos no Iapen. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.