Overbooking: o que você precisa saber sobre seus direitos

Aeroporto Internacional de Florianopolis Foto Ricardo Wolffenbuttel scaled Overbooking: o que você precisa saber sobre seus direitos

Como passageiro, você tem vários direitos para minimizar os impactos da situação (Ricardo Wolffenbuttel)

Sabe aquele momento tenso no aeroporto, quando você chega, todo empolgado para embarcar, e descobre que o voo está lotado? Isso é overbooking. A companhia aérea vende mais passagens do que o avião comporta, apostando que alguns passageiros não vão aparecer. Mas, se todos chegarem, a situação pode ser um problema para quem fica de fora.

Se você for afetado por overbooking, a empresa tem algumas obrigações, dependendo do tempo de espera:

  • Até 1h: comunicação (internet e telefone).
  • Até 2h: alimentação (voucher ou refeição).
  • Acima de 4h: hospedagem e transporte, caso seja necessário passar a noite.

A companhia deve reacomodar você em outro voo ou devolver o valor total da passagem. Se você for retirado involuntariamente do voo, tem direito a uma indenização.

Para diminuir as chances de ser impactado pelo overbooking, algumas estratégias podem ser eficazes. Leonardo Bastos, CEO da Biztrip, sugere fazer o check-in o mais cedo possível, preferir tarifas que garantem prioridade no embarque, acumular milhas ou status em programas de fidelidade e evitar voos em horários de pico, quando as chances de overbooking são maiores. “Prevenir é sempre melhor do que remediar. Chegar cedo e escolher a tarifa certa pode te salvar de muitos transtornos”, explica Bastos. Caso seus direitos sejam desrespeitados, não hesite em registrar uma reclamação na ANAC ou em órgãos de defesa do consumidor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.