5 erros comuns que destroem o câmbio automático do seu carro

Você sabe quais são os erros que mais destroem o câmbio automático? A praticidade e conforto da transmissão automática tem ganhado cada vez mais a preferência do público. Temos cada menos modelos e versões com câmbio manual e cada vez mais vendas de veículos automáticos. Mas não é porque esse item se popularizou que a maioria dos motoristas sabem como usá-lo adequadamente.  

Com o objetivo de aumentar a vida útil do câmbio automático dos nossos leitores, não separamos apenas dicas de cuidados com a transmissão, mas fomos um pouco mais diretos e listamos cinco hábitos que você deve banir da sua vida de motorista se não quiser destruir o câmbio automático do seu carro.  

5 erros que destroem o câmbio automático 

1. Engatar “P” antes de acionar o freio de estacionamento 

Imagem mostra câmbio automático
Câmbio automatizado Powershift Ford [Divulgação]

Muitos donos de carro automático não sabem, mas há uma ordem correta para estacionar o veículo. O ideal é primeiro parar o carro completamente, depois mover o câmbio para o “N” (Neutro), em seguida acionar o freio de estacionamento, depois tirar o pé do pedal do freio completamente e somente no final do processo levar o câmbio para o “P” (Park).  

Mas por que não posso colocar no “P” e depois acionar o freio de estacionamento? Pois nesse caso o peso do veículo seria depositado na trava de transmissão. Em um declive ou aclive, o peso do carro não seria distribuído igualmente nos quatro eixos e sobrecarregaria o eixo dianteiro ou traseiro.  

Além disso, dependendo da inclinação do terreno, a pressão pode ser tanta que pode causar até a quebra do câmbio ao tentar tirar do “P”. Uma dica para terrenos muito inclinados é puxar o freio de mão, aliviar o pé do pedal do freio gradualmente para “o carro ir se acomodando” e antes de tirar o pé do freio completamente você pode engatar o “P”. Apenas em terrenos muito inclinados.  

2. Engatar “P” antes de parar o carro 

manopla de câmbio do Hyundai Creta - câmbio Fiat Titano - 5 Erros que destroem o câmbio/transmissão automático
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Muito motoristas afoitos engatam o “P” antes de parar o carro completamente. Só que esse mal hábito não é prejudicial apenas pelo desconforto causado pelo tranco, mas principalmente pelo desgaste dos componentes da transmissão.  

Pois, ao acionar o “P” você trava instantaneamente as rodas motrizes, se isso é feito em movimento um desgaste desnecessário é causado. Dependendo da velocidade que o carro está, da qualidade e tempo do câmbio, pode até quebrar alguma peça. Certamente um prejuízo que pode ser evitado com cinco segundos a mais de paciência.  

3. Sair de “D” para “R” com o carro em movimento 

Console central interior, alavanca de câmbio e comandos internos da BYD Shark
BYD Shark [Divulgação]

Outra barbeiragem típica dos afoitos que se acham um verdadeiro piloto de Fórmula 1 é mover o câmbio do “D” para o “R” sem parar o carro de um movimento para o outro. O correto é só dar início a manobra de marcha ré depois que o carro estiver completamente parado. Pois assim como no exemplo acima, esse hábito desgasta as peças da caixa de transmissão. 

4. Andar no “N” 

5 Erros que destroem o câmbio automático
Câmbio dos modelos ID [divulgação]

Já perdemos as contas de quantas vezes já explicamos que a banguela não ajuda a economizar combustível em carros que não têm carburador, ainda menos quando se trata de um carro automático. Essa prática além de ser perigosa (ou até fatal) é nociva para diversos componentes do carro, causando por exemplo o desgaste precoce dos freios. O “N” deve ser usado com cautela e somente quando o carro estiver completamente parado. 

5.  Não trocar o óleo e fluídos de câmbio no tempo certo 

carro
Checar fluído do freio [Divulgação]

Toda regra existe por um motivo, logo quando o manual do proprietário recomenda a troca do fluido do câmbio em determinado intervalo de tempo é para evitar que qualquer peça seja danificada. Afinal, é o fluido do câmbio o responsável por resfriar, lubrificar e proteger os componentes da transmissão.  

Por isso, dirigir com o fluido de transmissão baixo pode dificultar os movimentos do câmbio, provocar trocas bruscas ou lentas e até trancos, tudo isso desgasta o sistema de transmissão e pode causar danos irreversíveis. O que significa que o prejuízo pode ser muito alto, além de ser muito mais caro do que trocar o óleo no tempo certo.  

Há muitos outros erros que podem danificar o câmbio automático. Conte para nós nos comentários os erros que você não comete mais.  


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