Chefe de gabinete de Alckmin quer reserva de Bitcoin no Brasil

Enquanto Geraldo Alckmin discursa sobre a exclusão de alimentos e energia do núcleo de inflação, utilizado pelo Bacen para balizar os juros, seu chefe de gabinete tem outra ideia, envolvendo o Banco Central e o Bitcoin no Brasil.

Pedro Giocondo Guerra, chefe de gabinete da vice-presidência, discursou no lançamento da frente Parlamentar Brasil Competitivo. Entre os temas abordados por ele, está um tópico ainda controverso no Brasil:

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Debater com rigor a constituição de uma reserva soberana de valor de bitcoin é de interesse público e será determinante para a nossa prosperidade. Afinal, bitcoin é o ouro digital, o ouro da internet. É uma tecnologia que permite transmitir riqueza de uma ponta a outra do planeta com agilidade e armazenar os frutos do nosso trabalho de maneira eficiente e segura”,

Decisão do FMI

Na última sexta-feira, o Fundo Monetário Internacional, realizou uma atualização nas suas recomendações para países membros. O FMI agora alega que o Bitcoin deve ser tratado como um ativo similar à uma commoditie, no caso, o ouro.

A decisão, reduz pressões governamentais contra o Bitcoin e está em linha com a defesa do governo americano sobre o tema.

Reserva Estratégica de Bitcoin nos EUA

Em busca dos votos da comunidade cripto, que chega a 40% dos jovens americanos, Donald Trump passou a endossar diversos projetos na área, como uma Reserva Estratégica. 

Na prática, o governo americano deve estocar Bitcoin, da mesma forma como estoca ouro.

Reserva Estratégica no Brasil 

O tema já foi aventado pelo deputado federal Eros Biondini (PL), que antes de Trump tomar posse já defendia a adoção de medida similar. 

Na prática, o Bacen poderia alocar recursos hoje em moedas como dólar, iene, Yuan e euro, ou ouro, em Bitcoin.

Em conversa com o BlockTrends, Tony Volpon, ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (responsável pela gestão de reservas), mencionou que o tema cripto é blockchain já está em estudo no Banco Central desde ao menos 2016. Na prática, estes estudos levaram a discussão do DREX até o momento, a versão digital da moeda brasileira.

Em seu mandato, o ex-presidente Campos Neto, se notabilizou por incluir novos componentes nas reservas brasileiras, dando peso ao Ouro e ao Yuan chinês. O Brasil comprou ao menos 30 toneladas de ouro, por meio do Banco Central.

O conteúdo Chefe de gabinete de Alckmin quer reserva de Bitcoin no Brasil aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.