Ex-prefeito Vanazzi deixa a presidência da ABM e assume o Conselho Político da Associação

Nesta terça-feira (25), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) empossou sua nova diretoria, agora sob a liderança do prefeito de Maricá/RJ, Washington Quaquá (PT). O evento ocorreu na sede da ABM, localizada em Brasília (DF).

O novo presidente assume anunciando o objetivo de ampliar as ações de transformação da entidade em um centro de debate nacional, intensificando o diálogo entre gestores locais e o Governo Federal.

Posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Municípios em Brasília



Posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Municípios em Brasília

Foto: Cleuber Nunes/Divulgação/ABM

A ABM homenageou o ex-presidente Ary Vanazzi, ex-prefeito de São Leopoldo (RS), que presidia a entidade desde 2018. Agora, como presidente do Conselho Político da entidade, Vanazzi deixou um recado aos novos gestores:

“A ABM tem uma característica forte, que é ser a entidade mais antiga desse país, fundada em 1946, e ela tem esse compromisso de construir políticas públicas para as prefeituras e, principalmente, para os pequenos municípios.”

Viu essa? Furtos e violência doméstica lideram os casos na Guarda de São Leopoldo; confira o balanço

Ele também ressaltou os desafios da gestão municipal. “Quem é prefeito pela primeira vez deve estar sentindo as amarguras da vida e as dificuldades, mas também as alegrias de poder fazer as coisas de importância nas nossas cidades.”

Nova gestão 

Em seu discurso, Quaquá destacou seus objetivos para a gestão. “A riqueza é construída nos municípios e precisa retornar às cidades para impulsionar o país.”

A nova diretoria conta ainda com nomes como Zeca Pataxó (vice de Agricultura) e Chica do PT (segunda vice-presidente), reforçando a diversidade e a luta por mais visibilidade para as cidades menores. O secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, elogiou a atuação da ABM e destacou o sucesso do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado em parceria com o governo.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“A ABM foi a grande parceira que aceitou o desafio de construir junto com a gente esse maior encontro da história do municipalismo brasileiro”, ressaltou Noleto.

Com essa nova composição, a ABM se consolida como uma das principais vozes do municipalismo no país, prometendo ampliar o debate sobre a descentralização de recursos e o fortalecimento das cidades como motores do desenvolvimento nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.