Americanas (AMER3) reverte lucro e registra prejuízo de R$ 586 milhões no 4º tri

A Americanas (AMER3), que está em recuperação judicial, informou nesta quarta-feira (26) que registrou prejuízo líquido de R$ 586 milhões no quarto trimestre de 2024 (4T24), revertendo lucro bilionário apurado no mesmo período de 2023.

No quarto trimestre de 2023, a Americanas havia registrado lucro líquido de R$ 2,56 bilhões, segundo o relatório de resultados divulgado na noite desta quarta.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Americanas somou R$ 180 milhões no período de outubro a dezembro do ano passado, contra Ebitda negativo de R$ 1,18 bilhão apurado na mesma etapa em 2023.

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Já a receita líquida consolidada foi de R$ 4,3 bilhões, uma queda de 4,5%
em relação ao 4T23. O desempenho no trimestre se deve, principalmente, a maiores
receitas oriundas do digital e das lojas de conveniências no 4T23 que, dentro da
estratégia de reestruturação operacional da Americanas, perderam relevância em 2024.
No acumulado do ano, a receita líquida consolidada foi de R$ 14,3 bilhões, uma queda
de 2,8% em relação a 2023.

Volume de mercadorias cai no geral, mas cresce nas lojas físicas

No 4T24, o GMV (volume bruto de mercadorias) total foi de R$ 6,5 bilhões, uma redução de 2,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, ainda impactado pela queda de 47,0% no GMV digital, segundo a companhia.

“A queda ainda relevante no GMV do digital é explicada por uma forte venda de estoque crítico do 1P [estoque próprio] no 4T23, segmento praticamente descontinuado em 2024”, ressalta a companhia.

Já o GMV do físico cresceu 7,1% no 4T24, e se tornou ainda mais relevante para o negócio, representando 79% do GMV Total (contra 72% no 4T23). “Esse resultado se deve principalmente ao bom desempenho dos dois principais eventos do trimestre: a Black Friday e o Natal”, avalia a Americanas.

O resultado do varejo físico foi alcançado apesar de ter uma base de comparação mais difícil com 4T23, aponta a companhia, período no qual a Americanas já começava sua recuperação operacional.

Em 2024, o GMV Total foi de R$ 21,4 bilhões (-5,1% contra 2023). No período, o varejo físico também registrou crescimento de 11,9% e o digital caiu 48,9% em relação a 2023.

No quarto trimestre de 2024 as vendas brutas no conceito “mesmas lojas” cresceram 15,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, “reflexo do bom desempenho na Black Friday e Natal”, avalia a companhia.

Expurgando o efeito da decisão de não mais oferecer determinados itens de tíquete mais alto, resultante da revisão de categorias prioritárias, as vendas “mesmas lojas” teriam crescido no 4T24 aproximadamente 20,4%, destaca a Americanas.

(Com Reuters)

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