Bolsonaro critica julgamento no STF: “teatro processual disfarçado de Justiça”

Enquanto a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formava maioria para receber a denúncia que imputa uma tentativa de golpe de Estado a Jair Bolsonaro e outros sete aliados, o ex-presidente usou suas redes sociais para criticar o julgamento.

  • AO VIVO: Primeira Turma forma maioria para tornar Bolsonaro réu por golpe de Estado

“A julgar pelo que lemos na imprensa, estamos diante de um julgamento com data, alvo e resultado definidos de antemão. Algo que seria um teatro processual disfarçado de Justiça – não um processo penal, mas um projeto de poder que tem por objetivo interferir na dinâmica política e eleitoral do país”, escreveu Bolsonaro em sua conta no X (antigo Twitter).

Mais cedo, deputados do PL, partido de Bolsonaro, também criticaram o julgamento, classificando-o como um “circo” e comparando-o com o “tribunal de Nuremberg“, onde nazistas foram julgados após o fim da Segunda Guerra Mundial.

“O julgamento para mim é político”, disse Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados. “É um circo”, gritou o general Girão (PL-RN).

Leia também

Bolsonaro ironiza boatos sobre sua ausência no STF: “Muita criatividade”

Ex-presidente refuta especulações sobre medo de prisão e afirma que acompanha julgamento de longe, prometendo falar com jornalistas após a sessão

Vários deputados bolsonaristas acompanharam o julgamento de Bolsonaro presencialmente no STF. Eles acreditam que o julgamento é apenas uma formalidade para condenar o ex-presidente.

“Aquilo ali é um tribunal de Nuremberg. Não precisa (nem julgar)”, afirmou o deputado Sanderson, um dos parlamentares barrados na Corte. “Eles não estão olhando nem prova, nem nada. Dava para ver a alegria dos ministros. Era uma farsa. Todos nós sabemos que eles serão condenados por, no mínimo, 30 anos para tirar da concorrência no ano que vem”, completou.

The post Bolsonaro critica julgamento no STF: “teatro processual disfarçado de Justiça” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.