Jornal NH desta quinta-feira vem com reimpressão da primeira edição, de 19 de março de 1960

O Jornal NH desta quinta-feira (27) é especial. A edição do dia vem com dois suplementos encartados: um alusivo aos 65 anos do jornal, comemorados em 19 de março, e outro é nada menos que a reimpressão da primeira edição. Um documento histórico que conta com o patrocínio da Doctor Clin.

  • CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp

Reimpressão da primeira edição do Jornal NH, de 19 de março de 1960 | abc+



Reimpressão da primeira edição do Jornal NH, de 19 de março de 1960

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Em 2010, quando celebrou seus 50 anos, o Jornal NH fez uma reimpressão da primeira edição. O produto se esgotou rapidamente e, desde então, leitores e colecionadores vinham pedindo que o jornal de 19 de março de 1960 fosse publicado mais uma vez.

Com mais tecnologia disponível e contando inclusive com recursos de inteligência artificial, a redação e a gráfica do Grupo Sinos conseguiram aprimorar o tratamento visual das páginas históricas. A impressão da capa é em duas cores, tal qual no dia do lançamento.

  • Jornal NH recebe homenagem da ACI pelos seus 65 anos

Quando circulou pela primeira vez, em uma manhã chuvosa de sábado, o Jornal NH destacou os mais variados assuntos da época. Entre eles, a duplicação da BR-2 (atual BR-116) e o aumento dos preços do leite e da passagem de ônibus.

A capa também falava da conclusão da abertura da Avenida 1º de Março e da viagem para a Alemanha do Coro Orfeônico Julio Kunz. A foto principal, de autoria de Alceu Feijó, era uma vista aérea da área central ainda com poucos edifícios.

Reimpressão da primeira edição do Jornal NH, de 19 de março de 1960 | abc+



Reimpressão da primeira edição do Jornal NH, de 19 de março de 1960

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Nas páginas internas, noticiário econômico com balanço da produção de calçados e noticiário político sobre apoio do PSD local na escolha do futuro presidente da República. No esporte, destaque para a “obra moderna” da construção da piscina da Ginástica e para a vitória do Floriano (atual Novo Hamburgo) sobre o Veronese por 3 a 1.

O noticiário social e cultural também era variado. O jornal trazia a programação dos três cinemas em atividade em Novo Hamburgo e detalhes do primeiro “Garden party” que seria realizado pela Sociedade Aliança. Na página policial a notícia era que “menores estavam se tornando audaciosos ladrões”.

Os espaços publicitários da primeira edição também ajudam a contar um pouco como era a vida naquela Novo Hamburgo de 1960. A Casa Floriano, por exemplo, trazia um “aviso aos elegantes” sobre a chegada de novas camisas. Já a Herzig, Adam & Cia apresentava a geladeira Admiral, “o mais espetacular refrigerador da América do Sul”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.